Quem nunca se assusto com o notebook superaquecendo ao rodar algum jogo com gráficos no ultra, abrir 400 fotos em Raw de uma vez, renderizar um vídeo de 30 minutos cheio de efeitos e por aí vai? Às vezes, exageramos na confiança do quanto de calor nosso laptop aguenta.

Leia mais:

Por isso, é importante saber algumas dicas essenciais de como resfriá-lo e maneiras de manter sua temperatura num nível, digamos, saudável. No quesito computadores, é melhor prevenir do que remediar. E o Olhar Digital te mostra cinco caminhos simples para isso.

Esfriar ambiente

Se o notebook ficar no seu quarto e ele for uma estufa, o computador pode esquentar até mesmo fechado. Então, a primeira dica é esfriar o cômodo onde o laptop está. Manter janelas abertas e um ventilador (seja de chão ou teto) ligado já ajuda no refresco. Se o local tiver ar condicionado, melhor ainda. Ele não precisa ficar ligado o tempo todo, só durante os períodos mais quentes do dia – geralmente, entre meio-dia e 15h.

publicidade

Desobstruir saídas de ar

Fotos de notebook em suporte em cima de uma mesa
Um suporte é a melhor forma de garantir ventilação adequada para o notebook (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Ao colocar o notebook em cima de superfícies acarpetadas ou acolchoadas, cobertores e roupas, por exemplo, suas saídas de ar podem acabar tapadas. Com elas obstruídas, não rola a ventilação. É aí que ele esquenta. A dica, então, é evitar tudo que possa tapar essas saídas, tanto embaixo do notebook quanto nas laterais.

Aliás, a melhor forma de garantir a ventilação adequada e evitar notebook superaquecendo é elevá-lo acima da superfície de trabalho. Existem suportes baratinhos para isso, vendidos geralmente em lojas de informática.

Comprar mesa de ventilação

Notebook em mesa com coolers
Os coolers desse tipo de mesa dão uma força para a ventilação do notebook (Imagem: Divulgação/Warrior)

Embora envolva o temido verbo “comprar”, existem diversos modelos de mesa com coolers por preços acessíveis. Ao extrair o calor dos componentes mais ativos do laptop e o direcionar para longe, esse tipo de mesa dá uma força considerável para a ventilação do próprio laptop dar conta do resfriamento. A maioria fica na horizontal, mas alguns modelos têm graus de elevação, inclusive integrado em suportes com altura ajustável.

Limpar ventoinhas

Além das superfícies citadas, poeira acumulada também obstrui as saídas de ar, o que compromete a eficiência da ventilação do laptop. Por isso, recomenda-se tirar o pó da área de trabalho e limpar as ventoinhas com cotonetes, ar comprimido ou aspirador de pó pequeno de vez em quando. Sempre com ele desligado, claro.

Veja maneiras de fazer isso num notebook da HP, por exemplo:

Trocar pasta térmica

Essa pasta, aplicada em cima do processador do notebook (localizado embaixo do dissipador), é um dos elementos responsáveis por evitar o superaquecimento. Trocá-la de vez em quando é uma boa ideia, mas você vai precisar abrir o laptop e desparafusar o dissipador.

Caso tenha resquícios da pasta térmica antiga no processador e no dissipador, passe um pedaço de papel higiênico umedecido com álcool isopropílico (espirrar um pouco de limpa-contato também pode ajudar). Por fim, aplique a pasta térmica sobre o processador, encaixe o dissipador novamente e religue o cooler.

Confira no vídeo abaixo um técnico de informática mostrando como fazer o procedimento:

Fonte: HP

Imagem de destaque: CCleaner

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!