Os jogos para celular são lançados com gráficos cada vez mais complexos, exigindo aparelhos poderosos com bastante desempenho no chip gráfico. Hoje em dia, é comum ver pessoas comprando smartphones com o objetivo principal de se divertir com a maior quantidade de games possível, e as fabricantes disponibilizam modelos voltados para esse público específico.

Nas linhas abaixo, o Olhar Digital selecionou cinco celulares com ótimo desempenho para jogos para comprar em 2023. A lista traz modelos com preços mais acessíveis, então você não vai encontrar smartphones topo de linha, como iPhone 14 ou Galaxy S22 — até porque não é necessário comentar que esses celulares rodam qualquer jogo nas configurações mais altas sem problemas.

Leia também:

Samsung Galaxy M23 5G

Samsung Galaxy M23 5G e Galaxy M53 5G chegam ao Brasil com telas de 120Hz
Samsung Galaxy M23 5G e Galaxy M53 5G chegam ao Brasil com telas de 120Hz / Divulgação: Samsung

O modelo mais barato da lista é o Samsung Galaxy M23. Apesar de ser um smartphone voltado para o público menos exigente, ele consegue rodar diversos jogos com tranquilidade. Isso acontece porque ele é equipado com processador Snapdragon 750G e chip gráfico Adreno 619. Além disso, os 6 GB de memória RAM garantem mais fluidez ao sistema todo.

publicidade

Com esse celular é possível rodar com tranquilidade Call of Duty: Mobile, PUBG Mobile, Free Fire Max, Asphalt 9, League of Legends: Wild Rift e até Genshin Impact. No momento de publicação deste artigo, é possível encontrar o Galaxy M23 5G no varejo brasileiro por menos de R$ 1,5 mil.

Samsung Galaxy A73

Galaxy A73 5G (Imagem: divulgação/Olhar Digital)
Galaxy A73 5G (Imagem: divulgação/Olhar Digital)

Para quem tem um pouco mais de orçamento disponível, o Samsung Galaxy A73 ;e uma boa opção de celular para jogos. O processador Snapdragon 778G, aliado ao chip gráfico Adreno 642L e aos 6 GB de memória RAM, permite rodar os principais jogos do mercado nas configurações gráficos mais altas e com taxas elevadas de quadros por segundo.

Esse modelo vai rodar qualquer jogo disponível na Google Play Store, incluindo Call of Duty: Mobile, Genshin Impact, League of Legends: Wild Rift, Brawl Stars, Genshin Impact. Esse celular também pode rodar o popular Fortnite em sua versão mobile.

Motorola Moto G82

Moto G82 (Imagem: divulgação/Motorola)
Moto G82 (Imagem: divulgação/Motorola)

Entre os celulares intermediários bons para jogos está o Motorola Moto G82. Equipado com processador Snapdragon 695, que tem chip gráfico Adreno 619, e 6 GB de memória RAM, esse smartphone é uma opção para quem quer jogar os títulos mais recentes da Google Play Store sem se preocupar com compatibilidade.

Por exemplo, com esse smartphone é possível jogar Call of Duty Mobile na qualidade gráfica alta, com todos os efeitos visuais ativados, a 60 quadros por segundo. Ele também roda Diablo Immortal, Free Fire Max e Genshin Impact sem problemas.

Xiaomi Poco X4 Pro 5G

Cores do Poco X4 Pro 5G
Cores do Poco X4 Pro 5G / Divulgação: Xiaomi

Representando a Xiaomi, o Poco X4 Pro 5G aparece como uma boa opção de celular para jogos. Assim como o Motorola Moto G82, ele é equipado com processador Snapdragon 695, que conta com chip gráfico Adreno 619, e 6 GB de memória RAM. Por ter ficha técnica quase idêntica, é esperado que esse celular rode os mesmos jogos que o modelo da Motorola.

Esse modelo pode ser ideal para quem tem preferência pela fabricante chinesa. Escolher entre esse celular e o da Motorola também vai depender do preço que estiverem sendo praticados na época para cada um deles.

Asus ROG Phone 6

Asus lança linha de smartphones gamer ROG Phone 6 no Brasil
Asus lança linha de smartphones gamer ROG Phone 6 no Brasil / Divulgação: Asus

A Asus tem um celular dedicado para gamers: o ROG Phone. Sua versão mais recente disponível no Brasil, o Asus ROG Phone 6, roda qualquer jogo disponível na Google Play Store nas configurações gráficos mais altas. Isso acontece porque o celular é equipado com o Snapdragon 8+ Gen 1, que conta com o chip gráfico Adreno 730.

Além do grande poder de fogo, o smartphone conta com recursos exclusivos que prometem melhorar a experiência dos jogadores, como tela de 165 Hz, taxa de resposta ao toque de 720 Hz e sistema de resfriamento resfriamento baseado em nitreto de boro. Ele também conta com botões ultra-sônicos na parte do lado, que podem ser personalizados livremente pelos usuários.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!