Atenção com o golpe! Criminosos roubam dados de cartões do Itaú pela internet

Os cibercriminosos estão enviando e-mails mencionando que há faturas em atraso. A mensagem conta com um link de uma página falsa
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 02/02/2023 14h34
Cartao-de-credito-Golpe-banco-Itau
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cibercriminosos estão aplicando um novo golpe utilizando uma página de phishing que tenta se passar pelo site oficial do Banco Itaú. Nesse tipo de ação, a intenção dos bandidos é roubar dados bancários dos clientes da instituição.

Na prática, relatada inicialmente pela empresa de segurança ESET, os cibercriminosos entram em contato com o cliente via e-mail mencionando que há uma fatura do cartão de crédito em atraso. Na mensagem, é disponibilizado um link que direciona para a página falsa.

Leia mais:

Ao acessar o link, a página phishing pede que o usuário forneça algumas informações como CPF e número do cartão bancário.

golpe banco Itaú
(Imagem: Reprodução/ ESET)

Após inserir as informações e avançar, a página seguinte pede informações ainda mais sensíveis do cartão de crédito do cliente, como código de segurança, data de validade e senha.

golpe banco itaú 2
(Imagem: Reprodução/ ESET)

Na sequência, o usuário é redirecionado à página legítima do banco Itaú, numa tentativa de disfarçar o golpe aplicado. 

Com o cliente tendo fornecido suas informações pessoais e do cartão de crédito, o cibercriminoso já tem todos os dados necessários para roubar a conta e realizar operações com o cartão de crédito da vítima.

A ESET passou algumas dicas para evitar cair nesse tipo de golpe, confira:

  • Páginas phishing geralmente tem o design e estrutura bem semelhante à página original. Para verificar se o endereço eletrônico é verdadeiro, é possível consultar o site “Who is” e colar o link para checar sua legitimidade.
  • Verifique se o site conta com um certificado de segurança válido e se está assinado pela empresa que afirma representar.
  • Evite compartilhar informações pessoais ou financeiras caso não tenha certeza de que se trata do site oficial.
  • Não clique em links ou baixe anexos contidos em e-mails, mensagens de redes sociais, chats de WhatsApp ou Telegram, ou SMS de remetentes suspeitos ou desconhecidos.
  • Conte com um software de segurança para proteger seu computador contra malwares e outras ameaças.

O Olhar Digital entrou em contato com o banco Itaú e aguarda um retorno com as recomendações da instituição para os clientes.

Imagem destaque: fizkes/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.