Cibercriminosos estão aplicando um novo golpe utilizando uma página de phishing que tenta se passar pelo site oficial do Banco Itaú. Nesse tipo de ação, a intenção dos bandidos é roubar dados bancários dos clientes da instituição.

Na prática, relatada inicialmente pela empresa de segurança ESET, os cibercriminosos entram em contato com o cliente via e-mail mencionando que há uma fatura do cartão de crédito em atraso. Na mensagem, é disponibilizado um link que direciona para a página falsa.

publicidade

Leia mais:

Ao acessar o link, a página phishing pede que o usuário forneça algumas informações como CPF e número do cartão bancário.

publicidade
golpe banco Itaú
(Imagem: Reprodução/ ESET)

Após inserir as informações e avançar, a página seguinte pede informações ainda mais sensíveis do cartão de crédito do cliente, como código de segurança, data de validade e senha.

golpe banco itaú 2
(Imagem: Reprodução/ ESET)

Na sequência, o usuário é redirecionado à página legítima do banco Itaú, numa tentativa de disfarçar o golpe aplicado. 

publicidade

Com o cliente tendo fornecido suas informações pessoais e do cartão de crédito, o cibercriminoso já tem todos os dados necessários para roubar a conta e realizar operações com o cartão de crédito da vítima.

A ESET passou algumas dicas para evitar cair nesse tipo de golpe, confira:

publicidade
  • Páginas phishing geralmente tem o design e estrutura bem semelhante à página original. Para verificar se o endereço eletrônico é verdadeiro, é possível consultar o site “Who is” e colar o link para checar sua legitimidade.
  • Verifique se o site conta com um certificado de segurança válido e se está assinado pela empresa que afirma representar.
  • Evite compartilhar informações pessoais ou financeiras caso não tenha certeza de que se trata do site oficial.
  • Não clique em links ou baixe anexos contidos em e-mails, mensagens de redes sociais, chats de WhatsApp ou Telegram, ou SMS de remetentes suspeitos ou desconhecidos.
  • Conte com um software de segurança para proteger seu computador contra malwares e outras ameaças.

O Olhar Digital entrou em contato com o banco Itaú e aguarda um retorno com as recomendações da instituição para os clientes.

Imagem destaque: fizkes/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!