Ao que tudo indica, a farra de “empresta sua conta” realmente vai acabar. A Netflix enfim explicou como irá funcionar o seu novo modelo de compartilhamento de contas. Conforme divulgado pelo The Streamable, a plataforma atualizou a sua base de perguntas frequentes e adiantou o que muda. 

Para quem tem pressa, na Netflix agora você: 

  • Não poderá compartilhar sua conta com pessoas que não moram com você; 
  • Terá verificação de aparelho com base no IP do seu dispositivo para checar o chamado “Residência Netflix”, onde a conta está prioritariamente alocada; 
  • Verificações de aparelhos serão efetuadas por códigos que expiram em 15 minutos; 
  • Para compartilhar a conta com pessoas que não moram com você, uma taxa será cobrada — ainda não há detalhes do valor;
  • A nova política deve começar a funcionar ainda neste primeiro trimestre; 
  • Já está disponível na página da Netflix do Brasil alguns esclarecimentos sobre o compartilhamento de conta. 

Leia mais! 

A decisão da Netflix de rever a prática de compartilhamento de contas veio após um levantamento apontar que mais de 100 milhões de famílias usavam o serviço de graça devido ao repasse de senhas. A ideia é que as mudanças, pensadas cautelosamente, não prejudique os usuários, mas também impulsionem a receita da empresa. 

publicidade

A Central de Ajuda da Netflix agora tem uma página descrevendo como sua conta deve ser compartilhada e como não deve. Conforme checagem do Olhar Digital, algumas explicações sobre as mudanças já estão disponíveis na página da plataforma em português (veja aqui ou acompanhe no texto). A previsão é que as novas regras comecem a valer ainda neste primeiro trimestre.  

netflix
Imagem: Shutterstock

Como compartilhar sua conta Netflix? 

Agora, a conta Netflix deve ser compartilhada apenas por pessoas que moram na mesma residência. As pessoas que não moram em sua residência precisam usar a própria conta para assistir à Netflix. 

Quando um aparelho fora da sua residência acessa uma conta ou é usado regularmente, podemos solicitar que você faça a verificação ou altere sua residência Netflix antes de autorizarmos a reprodução do conteúdo da Netflix nele. Fazemos isso para confirmar que o aparelho que usa a conta está autorizado para isso. 

A Netflix não fará cobranças automáticas caso compartilhe sua conta com alguém que não more com você. 

Não poderei assistir Netflix fora de casa? 

Errado. Caso você esteja em viagem ou more em mais de uma casa, será possível curtir a Netflix quando e onde quiser. Se você for o titular da conta (ou morar com essa pessoa), não será necessário verificar o aparelho para assistir à Netflix na maioria das vezes. 

Se você se ausentar da residência Netflix por muito tempo, poderemos pedir ocasionalmente que faça a verificação do aparelho. Fazemos isso para confirmar se o aparelho tem a devida autorização para usar a conta. 

Como será essa verificação de aparelho? 

A verificação é realizada a partir de um código enviado ao e-mail da conta cadastrada. Se o código expirar, será necessário solicitar outro pelo aparelho. 

Depois de verificado, esse aparelho pode ser utilizado para assistir à Netflix. A verificação de aparelho pode ser solicitada periodicamente. 

Quantas pessoas podem ver simultaneamente Netflix em uma conta?  

Depende do seu plano. No básico com anúncios: 1 dispositivo; no básico: 1 dispositivo; no padrão: 2 dispositivos; no premium: 4 dispositivos. 

Para uso compartilhado com mais pessoas, ou seja, fora do plano, um valor será cobrado. No entanto, detalhes sobre o valor e forma de cobrança não foram divulgados. 

Vale pontuar que a Netflix ainda não divulgou um comunicado oficial sobre as novas políticas. Ao The Streamable, um porta-voz do streaming disse que alguns dos componentes do novo plano serão escalonados (divulgados gradualmente) e informações mais completas devem chegar até o final de março. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!