A contagem de luas de Júpiter chegou a 92, após astrônomos descobrirem 12 novas luas, ajudando o planeta a ultrapassar Saturno para o posto de planeta com maior número de luas do nosso Sistema Solar.

  • 12 novas luas em órbita ao redor de Júpiter foram descobertas
  • Esta descoberta leva o número de luas de Júpiter para 92
  • O valor é o suficiente para ultrapassar as 83 luas de Saturno, com Júpiter assumindo o primeiro lugar nesta categoria
  • As luas foram descobertas entre 2021 e 2022, por uma equipe que incluía Scott Sheppard
  • Sheppard participou da descoberta de 70 luas de Júpiter

As novas luas de Júpiter foram adicionadas recentemente a uma lista mantida pelo Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional, disse Scott Sheppard, da Carnegie Institution, que foi parte da equipe.

publicidade

Agora, Júpiter lidera o Sistema Solar com suas 92 luas, enquanto Saturno fica logo atrás em segundo lugar com 83 luas confirmadas até aqui. As luas foram descobertas usando telescópios no Havaí e no Chile em 2021 e 2022, e suas órbitas foram confirmadas com observações de acompanhamento.

Leia mais:

publicidade

Estas luas foram descobertas usando telescópios no Havaí e no Chile em 2021 e 2022, e suas órbitas foram confirmadas com observações de acompanhamento. O total de luas em Júpiter vem crescendo ao longo dos últimos anos já que em 2018, astrônomos tinham descoberto outras 12 luas em órbita no maior planeta do Sistema Solar.

Essas luas mais novas variam em tamanho de 1 a 3 quilômetros de diâmetro, de acordo com Sheppard. “Espero que possamos [captar imagens de] uma dessas luas externas de perto em um futuro próximo para determinar melhor suas origens”, disse ele em um e-mail na sexta-feira.

publicidade

Em abril, a Agência Espacial Europeia enviará uma espaçonave a Júpiter para estudar o planeta e algumas de suas maiores luas geladas. E no próximo ano, a NASA lançará o Europa Clipper para explorar a lua de Júpiter com o mesmo nome, que pode abrigar um oceano sob sua crosta congelada.

Sheppard, que descobriu uma série de luas em torno de Saturno há alguns anos e participou de 70 descobertas de luas até agora em torno de Júpiter, espera continuar aumentando a contagem lunar de ambos os gigantes gasosos.

publicidade

Júpiter e Saturno estão repletos de pequenas luas, que se acredita serem fragmentos de luas maiores do passado que colidiram umas com as outras ou com cometas ou asteroides, disse Sheppard. O mesmo vale para Urano e Netuno, mas eles estão tão distantes que dificulta ainda mais a observação de luas.

Urano tem 27 luas confirmadas, Netuno 14, Marte duas e a Terra uma. Vênus e Mercúrio não têm nenhuma lua, pelo menos até onde os astrônomos sabem.

As luas recém-descobertas de Júpiter ainda não foram nomeadas. Sheppard disse que apenas metade delas é grande o suficiente – pelo menos 1 milha (1,5 quilômetro) ou mais – para merecer um nome.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!