Poucos hábitos são tão gostosos quanto tomar um bom banho em casa após um dia puxado no trabalho. Esse luxo, porém, os astronautas não têm na EEI (Estação Espacial Internacional). Primeiro, porque eles moram onde trabalham; e segundo, porque não dá para usar chuveiro sem gravidade.

Eles ficam sem banho, então? Não. Ficam sem chuveiro. Para contornar a falta de gravidade, eles tomam uma espécie de “banho de gato”, usando uma toalha umedecida com água misturada com sabão. O Olhar Digital te mostra como é esse processo, com a ajuda de um astronauta.

publicidade

Leia mais:

Adeus, cheirinho de suor

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti mostra como é um banho espacial (Imagem: ESA)

Além dos trabalhos do expediente, os astronautas precisam se manter em forma durante sua estadia na EEI. Isso significa fazer exercícios físicos, pelo menos, de uma a duas vezes por dia.

publicidade

A temperatura e umidade dentro da estação são controladas, então dá para mantê-los sempre amenos. Só que mesmo trabalhando e malhando num ambiente fresquinho, mais cedo ou mais tarde um banho se mostra necessário.

Se você ligasse um chuveiro na EEI, ambiente com baixa gravidade, as gotículas de água se espalhariam em todas as direções. Seria bonito, mas não-funcional. Então, para se limparem, os astronautas usam uma toalha umedecida com água morna misturada com sabão.

publicidade

A mistura fica numa garrafa estilo saquinho. Para umedecer a toalha, o astronauta aperta-o gentilmente e empurra o tecido para cima das bolinhas flutuantes de água ensaboada. Depois, é só passar pelo corpo.

O astronauta Mike Fossum, da Nasa (agência espacial dos EUA), mostra como é esse “banho de gato”. Veja abaixo:

publicidade

A mimir

Astronauta Chris Hadfield na sua cápsula de dormir na Estação Espacial Internacional
Astronauta Chris Hadfield mostra sua cápsula-dormitório na EEI (Imagem: CSA)

Após tomar banho e jantar, é hora de encerrar o dia. Por estarem num ambiente de baixa gravidade, os astronautas não precisam de colchões e travesseiros. Eles dormem em cápsulas acolchoadas.

Antes, claro, eles vestem seus pijamas. E um saco de dormir por cima, para protegê-los conforme mergulharem na inconsciência. Aí, é só apagar a luz da cápsula, fechar sua porta e contar carneirinhos espaciais.

Quem mostra como é esse jeito peculiar de dormir é o astronauta Chris Hadfield, da CSA (agência espacial do Canadá). Confira abaixo:

Imagem de destaque: Nasa

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!