O Yahoo comunicou nesta quinta-feira (9) que planeja demitir mais de 20% de sua força de trabalho total como parte de uma grande reestruturação de sua divisão de tecnologia de anúncios.

  • O Yahoo fará uma grande reestruturação no setor de tecnologia de anúncios da companhia
  • Isto implicará na demissão de quase 50% dos funcionários do setor, correspondendo a 20% do total
  • Com esta medida, o Yahoo deve parar de competir diretamente com Google e Meta pelo domínio da publicidade digital
  • Os cortes não foram para cortar custos, e sim parte de uma reorganização interna, visto que o Yahoo como um todo é lucrativo

A informação foi revelada pelo Axios, e posteriormente confirmada pela companhia. Os cortes afetarão quase 50% dos funcionários de tecnologia de anúncios do Yahoo até o final deste ano, o que inclui mais de 1.600 funcionários, incluindo quase 1.000 demissões nesta semana, disse a empresa.

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O Yahoo, que pertence à empresa de capital privado Apollo Global Management (APO.N) desde uma compra de US$ 5 bilhões em 2021, acrescentou que a mudança permitiria à empresa estreitar seu foco e investimento em seu principal negócio de anúncios em Demand side platform (DSP).

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Isso ocorre porque muitos anunciantes reduziram seus orçamentos de marketing em resposta às taxas de inflação recorde e à incerteza contínua sobre uma recessão. Estas mudanças encerrarão o esforço de anos do Yahoo para competir diretamente com o Google e o Meta pelo domínio da publicidade digital.

Em entrevista ao Axios, o CEO do Yahoo, Jim Lanzone, enfatizou que as demissões não são atribuídas a desafios financeiros, mas sim a mudanças estratégicas na unidade de publicidade do Yahoo for Business da empresa, que não é lucrativa.

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Essas mudanças serão “extremamente benéficas para a lucratividade do Yahoo em geral”, disse ele, o que permitirá à empresa “atacar” e investir mais em outras partes lucrativas de seus negócios. O Yahoo como um todo é lucrativo e gera cerca de US$ 8 bilhões em receita anual.

Lanzone disse que não poderia fornecer o número exato de cortes futuros, mas confirmou que o número total de cortes representaria mais de 50% da equipe atual da unidade de tecnologia de anúncios e mais de 20% da equipe atual do Yahoo.

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Como parte das mudanças, o Yahoo encerrará uma parte de seu negócio de publicidade chamada SSP, ou plataforma de fornecimento, que ajuda editores digitais a vender anúncios automatizados contra seu conteúdo.

As mudanças visam simplificar e fortalecer as partes boas do negócio, enquanto encerram o restante. Era muito intensivo em recursos para fazer tudo de uma vez.

Jim Lanzone, CEO do Yahoo

Os movimentos devem ajudar a mudar o foco do Yahoo para o crescimento de suas propriedades próprias e operadas como marcas autônomas lucrativas, que é um ponto focal da estratégia do Yahoo sob a Apollo.

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