O Google anunciou nesta semana que vai permitir anotações em um arquivo PDF a partir do Google Drive do Android. Com a novidade, o gigante das buscas complementa as funções de seu serviço de armazenamento em nuvem, reduzindo até mesmo a quantidade de papel impresso no mundo.

Quantas vezes você precisou imprimir um documento para depois assinar com uma caneta, e então digitalizar novamente o papel para enviar digitalmente o conteúdo? Pois bem, o Google vai diminuir a necessidade deste gasto e do custo para o planeta em uma atualização do Drive.

Leia mais:

Segundo o Google, o aplicativo do Google Drive já permite anotações em um documento aberto por ele na tela de um Android. A ação é feita tanto com o dedo, como com uma caneta stylus para maior precisão. Com o recurso o usuário poderá assinar um arquivo e salvar o conteúdo em um PDF, mesmo quando ele não veio exatamente neste formato.

publicidade

Google Drive permite mais do que apenas assinar

Para anotar ou assinar um documento no Google Drive do Android, você precisa abrir o arquivo no modo de visualização do app, tocar em um botão em forma de caneta que aparece no canto inferior direito e desenhar o que quiser na tela.

Além de assinar um PDF, você pode destacar algum texto ou simplesmente desenhar qualquer coisa no documento. Ao final, o usuário pode escolher se quer salvar uma cópia do escrito, ou se quer apenas alterar o conteúdo original mantendo o mesmo arquivo.

O Google diz que este recurso está disponível para qualquer pessoa com o Google Drive em um Android, rodando ao menos a versão 6.0 do sistema operacional do gigante das buscas. Eu atualizei meu aplicativo por aqui em um Galaxy S23 Ultra e não notei a novidade, o que deve significar que ela chegará aos poucos para todos.

Via: Google.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!