A Apple vai adotar o USB-C como porta para uma próxima versão do iPhone, mas rumores apontam para um uso diferente do conector. Aparentemente a empresa da maçã deve seguir exatamente o que faz com o Lightning e adotar uma espécie de chip na ponta do cabo, para autenticar se o acessório é original ou não.

Se você abrir um cabo Lightning, perceberá que na ponta dele um circuito está presente e dentro dele um chip é responsável por conversar com o iPhone para dizer se o acessório é legítimo e pode ser acoplado com segurança. Este tipo de autenticação deve ser adotada pela Apple para o iPhone com porta USB-C.

Leia mais:

Ao menos é o que diz um rumor vindo da China e a certeza de que o iPhone utilizará a porta USB-C está na regulamentação do bloco europeu. Se a Apple quiser continuar vendendo o iPhone em todos os países de lá, ele precisa adotar o padrão de conector até o dia 28 de dezembro do ano que vem.

publicidade

iPhone já consegue inutilizar cabo Lightning

Atualmente, se você utilizar um cabo Lightning sem este chip, o iPhone ou iPad exibe uma mensagem de erro dizendo “O acessório pode não ser compatível”. Neste momento o plugue não libera qualquer função, seja a transferência de dados ou até mesmo o envio de energia.

A Apple já tem praticamente todos os modelos recentes de iPad com porta USB-C e lá não existe esta checagem de cabo com componente para autenticação, por isso o rumor pode não ter fundamento. Por outro lado, alguns dispositivos do mercado reconhecem que o cabo utilizado pode não comportar tamanha quantidade de energia e reduzem a recarga mais veloz.

Eu aposto neste cenário, onde o iPhone poderá identificar o cabo como “não autêntico”, impedindo a transferência mais veloz de dados e até mesmo de energia.

Via: MacRumors.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!