O WhatsApp se tornou um dos meios de comunicação virtual mais utilizados na atualidade, seja para cunho pessoal ou profissional. Com isso, muitos golpistas se aproveitam desta oportunidade para criar contas falsas com a mesma foto e nome de alguém, e posteriormente aplicar um golpe em amigos e familiares da vítima.

Também é muito comum que os criminosos se passem por instituições oficiais, como bancos, corretoras de valores, e demais credores do sistema financeiro. Eles tentam fisgar a vitima da mesma forma: utilizando foto e nome oficiais das contas verdadeiras. Caso isso ocorra com você, é necessário entender o passo a passo para denunciar contas falsas no WhatsApp.

publicidade

Leia mais:

Como denunciar contas falsas no WhatsApp

Tempo necessário: 1 minuto

Vale destacar que a denúncia também pode ser importante para evitar Spam. Isso porque alguns usuários criam contas aleatórias no aplicativo a fim de enviar mensagens desconexas a membros aleatórios. Esta atitude pode lotar a memória e o armazenamento do seu dispositivo, além de deixá-lo mais lento. Veja como denunciá-los:

  1. Abra o Whatsapp

    Encontre o ícone do app na sua lista de aplicativos e selecione-o para que o software abra;

  2. Selecione a conversa

    Quando os chats aparecerem, clique no daquela pessoa que está mandando spam ou tentando te aplicar um golpe;

  3. Verifique as configurações

    Na parte superior direita do chat, clique nos três pontinhos. Em seguida, selecione a opção “Mais” > “Denunciar”.

Uma vez que a denúncia for realizada, o WhatsApp deve receber as últimas cinco mensagens que o usuário enviou a você, e terá acesso ao ID dele. Vale ressaltar que o usuário responsável pela conta denunciada não irá receber qualquer notificação sobre o acontecido.

publicidade

A importância de realizar esta denúncia

O objetivo de realizar a denúncia das contas falsas é evitar que mais pessoas se tornem vítimas dos golpistas. Além disso, a atitude pode auxiliar os donos do WhatsApp a melhorar a segurança e realizar mudanças no software que evitem golpes como este. Desta forma, o aplicativo se torna mais seguro para você e qualquer outro usuário.

Com informações: WhatsApp.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!