‘Pai da internet’ é contra investimentos em chatbots de IA

O alerta ocorre em meio ao “boom” na popularidade de ferramentas como o ChatGPT
Gabriel Sérvio15/02/2023 10h42, atualizada em 15/02/2023 11h32
ChatGPT, Bard
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Vint Cerf, um dos responsáveis por parte da arquitetura usada para construir a internet, é contra a corrida de empresários por ganhar dinheiro rápido com chatbots de inteligência artificial.

  • Cerf, que atuou como “evangelista-chefe da internet” para o Google em 2005, pediu mais cautela em apostar na ideia só porque “é um tema quente” do momento
  • O alerta ocorre em meio ao “boom” na popularidade de ferramentas como o ChatGPT. 
  • Gigantes como Google e Microsoft já estão de olho e brigam para saber quem será a mais competitiva na área de conversação baseada em IA.
ChatGPT
Vint Cerf é contra a corrida por ganhar dinheiro rápido com chatbots de IA. Imagem: Juicy FOTO/Shutterstock

Em uma conferência nesta segunda-feira (13) em Mountain View, Califórnia (terra natal do Google), o “pai da internet” disse o seguinte:

“Todo mundo está falando sobre o ChatGPT ou a versão do Google (Bard) e sabemos que nem sempre isso funciona da maneira que gostaríamos (…) Há uma questão ética que espero que alguns de vocês considerem”.

“Nem sempre podemos prever o que acontecerá com essas tecnologias (…) acho que engenheiros como eu deveriam ser responsáveis ​​por tentar encontrar uma maneira de ‘domar’ essas tecnologias para que sejam menos propensas a causar danos”, concluiu Cerf.

Leia mais:

O que diz a dona do Google?

O presidente da Alphabet, John Hennessy, declarou esta semana que os sistemas de IA estão longe de serem úteis para o público. O executivo apontou que problemas relevantes como imprecisão de dados e discurso tóxico ainda precisam ser resolvidos.

Via: CNBC

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.