A Roblox está testando uma ferramenta que pode acelerar o processo de construção e alteração de objetos no jogo, obtendo inteligência artificial para escrever o código.

A ferramenta permite que qualquer pessoa que jogue Roblox crie itens como edifícios, terrenos e avatares, mude a aparência e o comportamento dessas coisas e dê a eles novas propriedades interativas, digitando o que eles desejam alcançar em linguagem natural em vez de código complexo.

Leia mais: 

Digamos que eu precise de uma espada de metal reluzente para uma experiência que estou criando. Deveria ser muito fácil criar isso.

Daniel Sturman, CTO da Roblox

Sturman, CTO da Roblox, mostrou (via WIRED) uma nova ferramenta que gera o código necessário para criar objetos e modificar sua aparência e comportamento. Na demonstração, ao digitar instruções em uma janela de bate-papo, a aparência de um carro esportivo muda no jogo. Também foi possível adicionar um novo comportamento ao jogo digitando “Piscar as manchetes toda vez que o usuário pressionar ‘B’” e “Fazer flutuar”.

publicidade

A tecnologia apelidada de IA generativa capturou a atenção e o investimento no ano passado, mostrando que algoritmos podem produzir texto aparentemente coerente e imagens esteticamente agradáveis quando recebem um prompt de texto curto.

A tecnologia se baseia em modelos de IA treinados com muitos dados, na forma de texto ou imagens extraídas da web, e também funciona no chatbot viral ChatGPT. Alguns pesquisadores de IA estão experimentando técnicas semelhantes para gerar conteúdo de vídeo e 3D, mas isso está em um estágio inicial.

Produzir código de computador foi uma das primeiras aplicações práticas para IA generativa, e a Microsoft e a Amazon já vendem ferramentas que podem escrever automaticamente blocos úteis de software. Mas o anúncio da Roblox mostra como as empresas podem adaptar os recursos de escrita de código para criar seus próprios produtos de IA generativos voltados para pessoas que podem não ser programadores experientes.

Sturman diz que a abordagem é promissora para a Roblox porque muitos dos jogos em sua plataforma são feitos por indivíduos ou pequenas equipes. “Temos tudo em nossa plataforma, desde estúdios até crianças de 12 anos que tiveram uma ideia incrível saindo de um acampamento de verão”, diz Sturman.

A Roblox diz que a IA de criação de código que usa depende de uma combinação de tecnologia interna e recursos de fontes externas, embora não revele de onde. Atualmente, a empresa está apenas treinando sua IA usando conteúdo de jogo que é de domínio público. Sturman diz que a Roblox agirá com cuidado para garantir que os usuários não se oponham a que suas criações sejam inseridas em algoritmos de IA generativos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!