A Microsoft confirmou esta semana que vai oferecer suporte oficial ao Windows 11 nos Macs M1 e M2 graças a uma parceria firmada com a Parallels, um nome conhecido quando o assunto é software de virtualização para macOS.

A versão do sistema operacional desenvolvida para arquitetura Arm, usada nos chips da Apple, vai rodar em ambiente virtual.

publicidade
  • Apesar de não oferecer o máximo de desempenho, a novidade é uma saída para quem precisa rodar o Windows 11 em Macs mais recentes.
  • Segundo a Microsoft, a versão 18 do software Parallels Desktop possui um recurso que permite baixar e instalar o Windows 11 “com um único clique”.
  • A Apple, por sua vez, não dá sinais de que planeja suportar o sistema nativamente usando a sua ferramenta oficial de instalação do Windows, o Boot Camp.

A versão executada pelo Parallels terá algumas limitações em jogos e certos aplicativos. Antivírus de terceiros e apps de armazenamento de dados na nuvem, por exemplo, não vão funcionar, informa a Microsoft.

A boa notícia é que para programas mais antigos, o Windows 11 Arm possui um recurso de emulação que permite rodar quase tudo.

publicidade

E as licenças?

O licenciamento do Windows, em tese, também não muda. Basta que o usuário (ou empresa) compre as licenças do Windows 11 no varejo ou diretamente da Microsoft.

Vale destacar que a Parallels já permitia rodar o Windows 11 em Macs com chip M1 desde a versão 16.5 do Parallels Desktop, porém, o software mais recente consegue “lidar melhor com os requisitos do sistema”, diz a empresa.

publicidade

Por fim, outra alternativa para usar o Windows 11 nos Macs M1 e M2 é usando o serviço Windows 365 Cloud, que permite acessar máquinas virtuais hospedadas na nuvem.

Imagem principal: Parallels/Divulgação

publicidade

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!