Todos estão atrás do segredo do sucesso no Instagram. Afinal, do que o algoritmo da rede social gosta para impulsionar alguns Reels, enquanto outros flopam terrivelmente?

Agora, pelo menos parte da resposta está disponível graças a uma ex-funcionária do Instagram. Jackie Candelaria, que trabalhou por oito anos na empresa, viralizou no TikTok ao dar dicas de como crescer a visualização e engajamento no Reels.

publicidade

Leia também:

Neste artigo, o Olhar Digital separou as 10 principais dicas de Jackie Candelaria para você viralizar seus conteúdos em vídeos no Instagram.

publicidade

Siga estes 3 pilares

Para criar um perfil de sucesso no Instagram, tenha em mente três pilares: comunidade, consistência e autenticidade. Ou seja, publique Reels original, de forma assídua e cultive um senso de grupo.

Distribua no feed e stories

Feed do Instagram
Use todos os recursos disponíveis do Instagram para distribuir seus Reels. Imagem: Kaspars Grinvalds / Shutterstock

Use o feed e os stories a seu favor! Por mais que seu foco seja em vídeos, encontre maneiras criativas e divertidas de divulgá-los no seu feed e stories.

publicidade

Crie impacto

O engajamento depende da habilidade em criar um impacto no espectador. Para conseguir comentários e compartilhamentos, grave vídeos com uma reviravolta, com um elemento surpresa ou com uma pergunta para seus seguidores.

Não use marca d’água

Não é superstição: o Instagram limita a distribuição de conteúdo reaproveitado de outras redes sociais com marca d’água ou logo. Mas, além disso, é preferível que você grave e edite seus vídeos diretamente na ferramenta do Reels.

publicidade

Atente-se ao formato do Reels

Uma dica básica, mas fundamental para quem está começando: filme na vertical (proporção 16:9), sem margens e em alta resolução. Além disso, não use textos que cubram toda a tela. Isso garantirá a qualidade da sua produção!

Não use o tempo máximo do Reels

Mantenha seus vídeos curtos, com duração de 15 a 45 segundos. Você deve cativar sua audiência nos três primeiros segundos. Por isso, evite se alongar. Além disso, para aparecer nos recomendados nas abas “Explorar” ou “Reels” seus vídeos devem ter menos de 90 segundos.

Evite estes assuntos

Respeite as regras do Instagram
Reels sobre determinados temas não são proibidos, mas deixarão de virar sugestão no Instagram. Imagem: Issarapong Suya / Shutterstock

O Instagram distribui conteúdos como sugestões para outros usuários quando eles não falam sobre: violência, nudez, sorteio, distúrbios alimentares, entre outros. Esteja atento às regras da rede social para ter mais visibilidade!

Faça as pessoas rirem

Não é segredo que vídeos engraçados são o carro-chefe de qualquer rede social. Por isso, dê preferência a produzir vídeos de entretenimento, que façam as pessoas dar boas risadas.

Hashtag: use com parcimônia

Hashtags e legendas são maneiras super úteis de dizer ao algoritmo do Instagram sobre o que é seu conteúdo. Mas, não exagere: use algo entre três a 10 hashtags.

Confie em você

Se você seguiu todas as dicas anteriores, já está pronto para emplacar um Reels. Mas, tenha paciência, às vezes pode demorar até quatro semanas para o algoritmo começar a distribuir seu conteúdo. Por isso, não delete vídeos, porque irá atrapalhar a rede social de entender sobre o que seu perfil fala e conseguir alcançar seu público.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!