Lançamento da SpaceX rende imagens incríveis; confira

Os novos satélites Starlink foram lançados a bordo de um Falcon 9, o que rendeu imagens impressionantes
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 02/03/2023 15h02, atualizada em 02/03/2023 17h40
Lançamento de Falcon 9 no por do Sol. (Credito: (Crédito da imagem: SpaceX via Twitter)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último dia 27, a SpaceX lançou uma nova frota de satélites Starlink. O lançamento aconteceu no por do Sol e agora a empresa de Elon Musk divulgou algumas imagens espetaculares.

  • O lançamento foi feito da Estação de Lançamento do Cabo de Canaveral, por volta das 20h13 do horário de Brasília;
  • A decolagem do foguete estava programada inicialmente para acontecer cerca de 5 horas antes, mas foi adiada devido a preocupações com o clima;
  • A frota de satélites lançada foi a primeira da segunda geração da Starlink e aconteceu a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX;
  • O lote a borda do foguete é chamado de minis V2, um teste projetado para a Falcon 9, mas os V2 “normais” serão lançados em breve a bordo da Starship, ainda em desenvolvimento.

Nas fotos do lançamento, é possível ver o Falcon 9 decolando enquanto deixa muita fumaça onde estava e uma trilha branca enquanto o foguete sobe para por os satélites Starlink em órbita.

Falcon 9 decolando no por do Sol no Cabo de Canaveral para levar os satélites Starlink V2 para orbita terrestre (Credito: SpaceX via Twitter)

A espaçonave Starlink V2 mini foi colocada em sua posição com sucesso cerca de 64 minutos após seu lançamento. A instalação não foi transmitida ao vivo, no entanto um vídeo sobre o momento foi postado depois no perfil do Twitter de Elon Musk.

Leia mais:

A SpaceX promete que os satélites V2 vão fornecer quatro vezes mais internet que a geração anterior. Isso, graças às antenas Phased Array que eles estão equipados. Elas são mais potentes e fazem uso de frequência de rádio de entre 60 GHZ e 90 GHz, conhecida como banda E.

Falcon 9 decolando no por do Sol no Cabo de Canaveral para levar os satélites Starlink V2 para orbita terrestre (Credito: SpaceX via Twitter)

Isso significa que o Starlink pode fornecer mais largura de banda com maior confiabilidade e conectar milhões de pessoas ao redor do mundo com internet de alta velocidade

SpaceX em perfil do Twitter

Os V2 da Starlink também vão permitir que os satélites se conectem diretamente com smartphones, sem a necessidade de antenas intermediárias. A versão mini, lançada na segunda, conta com propulsores Argon Hall, projetados pela própria SpaceX. Ele são capazes de fornecer 2,5 vezes mais impulso que a primeira geração.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.