Personalizar o perfil de usuário nas redes sociais é uma tarefa cotidiana na vida de muitos internautas, pois é importante que o feed reflita a sua personalidade. Contudo, é muito comum que na hora de salvar as alterações em aplicativos como o Instagram, apareça uma mensagem de erro a qual te impede de concluir as modificações realizadas.

De forma geral, não é um problema difícil de resolver, pois o próprio app fornece algumas sugestões de como o usuário pode lidar com a situação. Entenda o caso.

Leia mais:

Por que o Instagram te impede de editar o perfil?

Todas as redes sociais apresentam regras específicas. Elas existem por várias razões, como para impedir que você promova outra plataforma dentro do próprio aplicativo. Estas violações são detectadas por meio da inteligência de software do aplicativo, além de outros recursos, como os algoritmos.

publicidade

Falando sobre o Instagram, é possível que você esteja incapacitado de editar o seu perfil caso tenha infligido alguma das regras, ou devido a problemas técnicos no celular. Confira alguns motivos:

  • Inserir caracteres que o sistema não reconhece;
  • Inserir links que direcionam para outra rede social ou serviço fora da plataforma;
  • O dispositivo está com uma conexão fraca via internet;
  • O dispositivo não detém a última versão do aplicativo.

Caso estas opções não se apliquem a você, é possível realizar algumas ações para resolver o problema, como: desinstalar e reinstalar o aplicativo, e limpar todos os dados de cachê do app.

Como resolver o problema

Tempo necessário: 2 minutos.

Se as informações fornecidas no tópico anterior não surtiram nenhum efeito, é importante que o usuário avise o Instagram sobre o problema, a fim de que a plataforma possa verificar qualquer inconsistência que tenha acometido o perfil. Para isso, siga o passo a passo abaixo.

  1. Abra o app

    Procure pelo Instagram na lista de apps do celular, e clique sobre o ícone para abrir o software;

  2. Abra o seu perfil

    No lado inferior direito, há um ícone com a foto atual do seu perfil. Clique nela para que a página te redirecione para o perfil. Em seguida, procure pelas três barrinhas que ficam na região superior direita e clique nelas;

  3. Acesse as configurações

    Uma lista de opções deve aparecer e a primeira delas será a aba “Configurações”. Clique sobre a opção, e em seguida, selecione “Ajuda”. Procure pelo botão “Relatar um problema” e selecione-o;

  4. Relate o problema

    Um campo de digitação deve aparecer. Nele, é importante que você explique o que aconteceu com seu perfil e confirme o envio das informações no botão azul.

Após o envio dessas informações, o Instagram deve entrar em contato muito em breve para informar sobre a possibilidade de você conseguir editar o seu perfil da maneira como já estava acostumado, desde que siga as regras estabelecidas pela plataforma.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!