O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou que o bloqueio administrativo de aparelhos piratas conhecidos como TV box já está sendo operacionalizado, adicionando que a medida tem surtido efeito nas poucas semanas em que está em vigor.

  • O presidente da Anatel disse que o bloqueio de aparelhos TV box piratas já entrou em vigor e está surtindo efeito
  • Baigorri afirmou que alguns usuários de serviços ilegais estão entrando em contato com a Anatel para reclamar do bloqueio, como se fosse um serviço regularizado
  • A ideia da Anatel é tornar o uso destes serviços piratas em uma experiência ruim para os usuários
  • Além disso, a ação visa estabelecer entre a população que o uso de IPTV ilegal é errado

A ideia da Anatel é tornar a experiência de usar uma TV box pirata algo instável e sem confiabilidade. O presidente da agência disse em uma coletiva de imprensa no MWC 2023 (via TeleViva) nesta terça-feira (28) que inclusive existem pessoas entrando no site da Anatel para reclamar de problemas com o streaming ilegal, como se este fosse um serviço regularizado.

Leia mais:

“Já está tendo bloqueio de TV box e já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV box dele parou de funcionar, então está recebendo uma rejeição da população”, disse Baigorri. “[O usuário] está ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito”.

publicidade
anatel
Anatel quer piorar a experiência dos usuários de TV box pirata. Imagem: Shutterstock

Assim, sob o ponto de vista da Anatel, a indisponibilidade do serviço estaria gerando o início de uma rejeição ao serviço pirata de IPTV entre a população brasileira, além de as reclamações com a Anatel acerca de uma medida tomada por ela mesma indicar que havia uma normalização do uso ilegal dos aparelhos TV box.

 “Sabe qual é a nossa expectativa? Vamos criar a experiência de uso do TV box tão ruim que ninguém mais vai querer comprar”, disse ele. Segundo ele, ainda que os serviços de IPTV piratas entrem em um jogo de “gato e rato”, com a substituição das TV box a cada derrubada, a instabilidade do serviço causada pela medida da Anatel vai criar uma sensação de que o uso do serviço é errado.

No entanto, Baigorri disse ainda não haver nenhum relatório ou levantamentos sobre os bloqueios, apesar de a medida já estar em vigor. A Anatel visa com a ação bloquear aparelhos TV box não homologados por ela.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!