A maioria dos brasileiros continua escolhendo a TV como dispositivo preferido na hora de consumir conteúdo. Pelo menos é o que aponta um levantamento recente divulgado pela Kantar Media.

  • Quase 85% (84,8%) dos espectadores que assistem vídeos em casa o fazem pela TV aberta ou paga. 
  • A TV aberta ainda domina com muita folga, respondendo por 73% dessa fatia, enquanto a paga ficou com 11,8%.
  • O resultado mostra que o conteúdo da TV mais tradicional ainda tem muito espaço no cotidiano do brasileiro.

Vale notar que o streaming ainda responde por uma fatia pequena de consumo, segundo a pesquisa. O YouTube, apesar dos bons números de participação, não entrou no mesmo índice por ser considerado uma plataforma de compartilhamento de vídeos.

publicidade

Para o público que usa apenas a TV para consumir conteúdo, o resultado ficou assim:

  • TV aberta e paga – 84,8%
  • YouTube – 8,7%
  • Streaming – 6,5%

Os resultados considerando todos os aparelhos combinados (TV, celulares, tablets, computadores) foram esses:

publicidade
  • TV aberta e paga – 76,3%
  • YouTube – 16,6%
  • Streaming – 7,1%

Vale ressaltar que todos os dados mencionados acima se referem ao mês de janeiro de 2023.

Leia mais:

publicidade

A pesquisa, que começou a ser realizada em 2022, considera amostras de consumo de conteúdo audiovisual (TV aberta, paga, streaming) das 15 maiores regiões metropolitanas do país em diferentes aparelhos. Além da TV, celular, tablet e computador também contam.

A medição do ibope é feita baseada apenas em consumo de conteúdo em casa, acompanhando em tempo real aparelhos dos moradores por meio de um dispositivo Wi-Fi instalado nas residências. A ferramenta consegue monitorar o que cada pessoa está consumindo durante o dia e por qual tipo de tela.

publicidade

A CEO da Kantar, Melissa Vogel, disse em nota para o Uol que a nova mediação oferece “um olhar mais completo sobre o consumo de vídeo”, tanto para a TV aberta e paga, como para as plataformas de vídeo e streaming.

Imagem principal: chanonnat srisura/Shutterstock

Via: Uol

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!