Homens são os principais alvos de fraudes envolvendo tentativas de golpes financeiros digitais no Brasil. Conforme revelou o Mapa das Fraudes da CAF, empresa especializada em soluções de verificação de identidade, o público masculino está em 65% das tentativas de fraudes. 

Nos golpes envolvendo comércios digitais e aplicativos de mobilidade (transporte urbano e delivery), o percentual de homens como alvo sobe para 77%.

publicidade

Leia mais:

Outro dado mostra que os homens na faixa etária entre 34 e 44 anos representam 30% dos usuários fraudados. Em segundo lugar está a faixa de 29 a 34 anos, em 12% dos casos – mesmo percentual dos homens com mais de 60 anos.

publicidade

Outros dados importantes:

  • Do total de transações digitais registradas durante todo o ano passado, 1,77% foi de tentativas de fraudes.
  • São Paulo foi o estado com maior percentual de tentativas de fraudes (27%), seguido por Rio de Janeiro (15%), Minas Gerais (9%) e Pará (5%). 
  • Os fraudadores atuam principalmente entre no período das 10h e 18h. Terça, quarta e quinta são os dias com mais ocorrências de tentativas de golpes.

Praticas mais usadas pelos golpistas

O levantamento sobre as fraudes realizadas em 2022 mostra que os principais golpes aplicados por criminosos são os de documentos falsificados e de spoofing – quando o fraudador tenta se passar por outras pessoas no processo de checagem por biometria facial.

publicidade

Documentos mais fraudados

O RG (Registro Nacional) foi o principal documento usado pelos fraudadores, representando 69% dos casos. Em segundo lugar está a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), em 26% das ocorrências. A CNH foi utilizada em 77% das fraudes no segmento de mobilidade.

Imagem destaque: fizkes/ Shutterstock

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!