O oitavo episódio de The Last of Us, série pós-apocalíptica da HBO, estreou na emissora e no serviço de streaming HBO Max na noite deste domingo (5), continuando a jornada de Joel e de Ellie, e a busca por sobrevivência da dupla, dessa vez comandada pelos esforços da jovem.

ATENÇÃO: o texto abaixo contém spoilers do oitavo episódio de The Last of Us.

Leia mais:

Joel e Ellie chegaram bem longe em suas jornadas. A busca pelos Vagalumes, que dizem ter uma forma de conseguir a cura a partir da imunidade de Ellie, levou os dois a enfrentar problemas em Kansas City, incluindo a perda de Henry e Sam. Mas desde o episódio seis, a dupla vive um desafio diferente: Joel está machucado.

publicidade

Depois de um episódio sete que fez um parêntesis na história para explicar a motivação de Ellie e o porquê de ela não desistir daqueles que ama, voltamos a focar mais no presente deles neste episódio.

the last of us
David e seu grupo. Imagem: HBO/Divulgação

No entanto, antes de entrar na história de Joel e Ellie, o episódio apresenta um novo grupo, o que já indica que seu destino se chocará com o de nossos protagonistas. Vemos um homem, aparentemente um pastor, pregando para um grupo de sobreviventes. Ao final da pregação, ele junto a outro homem decidem sair para caçar.

Enquanto isso, Ellie enfrenta o primeiro desafio do episódio, que é a falta de suprimentos. Ela conseguiu linha e agulha no final do episódio anterior para fazer suturas no ferimento de Joel, mas a infecção parece ter tomado conta do homem. Com a ausência de comida e de medicamentos, Ellie decide se arriscar no lado de fora da cabana em que se abrigou com Joel.

Assim, os mais atentos já entenderam o que pode acontecer e o episódio não decepciona em cumprir estas expectativas. Ellie atira em um cervo e os dois homens o encontram, causando um confronto que resulta em uma proposta de troca: metade do animal por antibióticos para Joel. Eles se apresentam com os nomes de David e James. Mesmo com Ellie sendo a pessoa armada, existe uma grande tensão nestas cenas, como se fosse o contrário.

Enquanto James vai buscar o medicamento, Ellie e David aguardam em torno de uma fogueira, com ele tentando recrutá-la para seu grupo e extrair mais informações sobre ela, enquanto conta coisas sobre si mesmo e seu grupo. Toda a tensão se justifica quando David revela que o homem que machucou Joel era de seu grupo, deixando claro que identificou Ellie como a menina que estava junto a ele.

Apesar disso e de James ter retornado, apontando uma arma para Ellie, David ordena que ele entregue o antibiótico para ela e a deixe ir. Logo fica claro o motivo: David quer seguir Ellie até Joel, e fazer justiça pela morte do integrante de seu grupo, ao mesmo tempo que deseja recrutar Ellie para seu grupo.

Ellie aplica a penicilina no ferimento de Joel duas vezes e parece haver melhora entre as aplicações. Mas ela logo percebe que David e seu grupo chegaram para tentar capturá-los. Para proteger Joel, Ellie o deixa com sua faca, objeto que ela carrega durante toda a série, e sai a cavalo, tentando despistar o grupo. No entanto, ela acaba capturada pelo grupo, enquanto parte dos homens continua a busca por Joel.

Quanto a Joel, se em um momento parece que ele não consegue se levantar do colchão em que está deitado e está condenado a morrer caso alguém o encontre, em outro ele caça cada um dos homens que ficaram para trás para procurar por ele, torturando dois deles para tentar descobrir o paradeiro de Ellie.

Enquanto isso, Ellie acorda em uma cela, aprisionada por David, que tenta convencê-la a se juntar ao grupo, dando a entender que tem interesses maiores pela jovem. Ellie descobre que o grupo come carne humana e quebra a mão de David, o que o faz se irritar e dizer que vai fazer “pedacinhos” dela.

Joel então chega ao abrigo do grupo, o que cria um vai e vem de cenas, dando a entender que Joel pode chegar no momento certo para salvar Ellie. Mas Ellie precisa cuidar de si mesma. Ela usa a cicatriz da infecção em seu braço para distrair David e James, e mata o último enquanto eles discutem se ela está mesmo infectada, ou se tudo é um truque.

the last of us
Fumaça e fogo dão o efeito ao ponto alto do episódio. Imagem: HBO/Divulgação

Em uma cena cheia de fogo e fumaça, Ellie e David se enfrentam, com a jovem se escondendo e buscando armas para lutar contra o pastor canibal. Tudo isso culmina em uma cena em que Ellie descarrega todo o seu ódio em David, deixando apenas para a imaginação o jeito que ele ficou quando a luta terminou.

No fim, Joel não chegou a tempo de ajudar Ellie em sua luta contra David, o que fez ela ter que se defender sem a ajuda de seu protetor até aqui. Apesar de não ter precisado de ajuda física, Joel chega para consolar Ellie, se consolidando ainda mais em um papel paterno.

O episódio 9 de The Last of Us, que também será o último da temporada, estreia na HBO e HBO Max no próximo domingo (12), às 22h (horário de Brasília). Os oito primeiros episódios estão disponíveis pela HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!