Carros usados: vendas passam de 2 milhões em 2023

Relatório da FENAUTO mostrou aumento significativo já nos dois primeiros meses do ano
Tamires Ferreira07/03/2023 14h15, atualizada em 07/03/2023 14h20
Venda de carros
Imagem: shutterstock/Odua Images
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A venda de carros usados e seminovos alcançou mais de 2 milhões de unidades comercializadas apenas nos dois primeiros meses de 2023, registrando um aumento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2022, conforme relatório da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO). 

  • O número total de vendas foi de 2.052.550 veículos;
  • Somente o mês de fevereiro registrou um total de 990.899 veículos seminovos e usados comercializados; 
  • Comparada as vendas do mesmo mês de 2022, o aumento foi de 18,2%; 
  • Apesar de o volume de vendas mensal de fevereiro ter sido menor do que o de janeiro em 6,7% (1.061.651), a federação considera o cenário promissor para o mercado. 

Leia mais! 

Normalmente todo começo de ano começa mais fraco para o comércio em geral, por conta dos vários compromissos que os consumidores têm com IPTU, IPVA, despesas escolares, etc. Mas, neste ano, percebemos uma atenuação dessa questão, já que os preços dos seminovos e usados estão mais atrativos para os clientes. A persistir um movimento de aquecimento da economia durante o ano, esperamos chegar a um patamar de vendas próximo aos 15 milhões registrados em 2021”, afirmou o presidente da FENAUTO, Enilson Sales. 

Quais são os carros (e SUVs) mais baratos do Brasil?
Imagem: OneSideProFoto/Shutterstock

E por falar em queda de preços 

Seguindo essa mesma linha de apostas em preços mais atrativos, Elon Musk, CEO da Tesla, também decidiu reduzir os preços de seus dois EVs mais caros, o Model S e o Model X. Embora os veículos se encaixem em outro patamar, a justificativa do bilionário para o corte de preços também cabe ao mercado geral: a Tesla se concentrou em baixar os preços para impulsionar a demanda. 

A decisão veio após Musk constatar um sucesso de vendas por implementar descontos globais em janeiro deste ano. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.