A Huawei Band 7 é uma pulseira inteligente com bons recursos para monitoramento de saúde e exercícios físicos. Com bateria de boa duração e de tamanho compacto, ela se mostrou uma boa opção para quem busca um dispositivo para auxiliar nos treinamentos e também para complementar o uso do smartphone.

O Olhar Digital testou a smartband da Huawei ao longo de um bom período de tempo para saber do que ela é capaz. Confira nossas impressões da Band 7 abaixo:

publicidade

Huawei Band 7: corpo e principais funcionalidades

A Huawei Band 7 é pequena e confortável de usar. Com uma tela de 1,47 polegadas com 5 níveis de brilho, ela usa pulseira de silicone (que pode ser substituída, embora não seja das tarefas mais simples) e corpo de plástico com vidro protegendo o display. Ela é resistente a água, mas talvez não seja uma boa ideia tomar um banho vestindo o produto – se por acaso você tomar chuva quando estiver com ela na rua, no entanto, ela certamente continuará funcionando muito bem.

A Band 7 conta com recursos de monitoramento de saúde e de acompanhamento de exercícios físicos. Em relação aos recursos de saúde, é sempre importante ressaltar que as funcionalidades podem servir como forma de observar algumas informações, mas a pulseira em si jamais deve substituir um médico profissional. Caso o medidor de oxigênio indique algo anormal, é fundamental que o usuário visite um médico.

publicidade
A área de configurações da Huawei Band 7. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital
A área de configurações da Huawei Band 7. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Apesar de ser tecnicamente uma smartband, a Huawei Band 7 é praticamente um relógio. Quer dizer, ela exibe o horário e conta com diversos mostradores diferentes. Com o recurso Always On Display, a tela fica sempre ligada mostrando as horas. A pulseira também exibe informações do clima – dados coletados a partir da localização do celular – e também permite controlar o áudio do smartphone, ou seja, você pode mudar a música que está tocando a partir do dispositivo no seu pulso, o que é bastante conveniente.

A bateria da Band 7 tem 180 mAh e é o suficiente para ela passar um bom tempo longe da tomada. O carregador é proprietário e acompanha o produto na caixa, e a recarga é rápida. A Huawei diz que a Band 7 tem autonomia de até 14 dias, mas em nossos testes, com um uso moderado (coleta frequente de dados e também notificações ligadas) ela durou de uma semana a 10 dias.

publicidade

Os recursos de saúde e atividades físicas da Huawei Band 7

Para saúde, a Huawei Band 7 é capaz de medir batimentos cardíacos, níveis de estresse, nível de oxigênio no sangue, ciclo menstrual e também dados do sono do usuário. É possível mexer nas configurações para definir como essas medições são feitas, mas, no geral, ela de tempos em tempos vai conferir como está a sua frequência cardíaca, por exemplo, para enviar os dados a um aplicativo no smartphone. Alguns dados são exibidos na própria tela do dispositivo, mas nem sempre com a mesma quantidade de detalhes do app.

Não há como garantir que todos os dados medidos estejam corretos e eu notei algumas falhas na coleta por parte da pulseira, especialmente do meu sono. É comum tanto ela entender que estou acordado quando estou dormindo, como o contrário. De qualquer forma, o monitoramento de sono especificamente gera ao usuário um relatório de como foi a noite, mostrando os momentos de sono profundo, sono leve, e também quantas vezes você despertou, além do tempo acumulado de sono. É bacana ter esses dados de maneira compilada e serve bem para acompanhar por cima como está a qualidade do sono, mas não acho que essas informações devam ser consideradas definitivas.

publicidade
A traseira da pulseira. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital
A traseira da pulseira. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Praticamentes de exercícios físicos contam com uma série de funcionalidades para auxiliar nas atividades, incluindo 96 modos pré-configurados de treinos. Ela consegue coletar dados de corridas ao ar livre, ciclismo, levantamento de peso, e mais. Esses dados são compilados dentro do aplicativo Huawei Saúde – e é sobre ele que falaremos agora.

Aplicativo Huawei Saúde

O app Huawei Saúde é fundamental para o uso da pulseira, e aí enfrentamos um problema: ele está disponível para iOS e Android, no entanto, não é possível baixá-lo pela Play Store. Precisei instalar a loja de apps da Huawei para ter acesso ao app. Não foi muito trabalhoso, mas um pouco mais inconveniente do que desejava. Ainda assim, após a instalação do app e configuração inicial, a pulseira conversou sempre muito bem com o smartphone e não tive outras dificuldades.

O pareamento da pulseira com o celular foi bem simples: a Huawei Band 7 exibiu um código QR na tela, a leitura dele foi feita pelo app Saúde e pronto – smartphone e smartband conectados.

Aplicativo Huawei Saúde. Imagem: Reprodução
Aplicativo Huawei Saúde. Imagem: Reprodução

O app não apenas coleta os dados como também mantém um histórico de tudo o que foi medido. Caso você use a pulseira por um mês, por exemplo, terá um mês de dados do seu sono, frequência cardíaca, índices de treino e mais para verificar pelo aplicativo. É uma boa maneira de acompanhar a evolução dos treinos, ou mesmo para saber se pode ter alguma coisa fora do comum na sua saúde.

É pelo aplicativo também que o usuário personaliza a Band 7. Por ele, é possível baixar e instalar novos mostradores (embora a maioria seja pago), ou uma foto para exibir na tela, ou ainda quais são as informações que você poderá conferir a partir da pulseira. Sim, é possível personalizar o que a Band 7 exibe para você: dá para mostrar ou esconder a medição de batimentos cardíacos, por exemplo, dependendo de qual for a sua preferência.

Mas você também consegue acessar tudo a partir da própria pulseira. Ao pressionar o único botão lateral do dispositivo, o usuário encontra os diferentes modos de uso. Pressione novamente para retornar à tela inicial. Deslize o dedo para os lados para encontrar as funcionalidades configuradas pelo aplicativo. Deslize de cima para baixo para as configurações, e de baixo para cima para notificações do smartphone. O uso é simples e eficiente.

Huawei Band 7: Conclusão

A Huawei Band 7 é uma ótima pulseira de baixo custo – o preço sugerido no Brasil é de R$ 239. Com uma boa quantidade de recursos, um uso simples e bateria de boa duração, ela certamente vai cumprir as expectativas de quem busca um dispositivo para auxiliar em exercícios físicos, por exemplo, e até mesmo para quem quer um aparelho complementar ao celular, seja para receber notificações diretamente no pulso ou para controlar as músicas que está sendo reproduzidas no smartphone.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!