O ator Robert Blake, famoso por interpretar o detetive Tony Baretta na série “Baretta”, morreu nesta quinta-feira (9) aos 89 anos.
Segundo sua neta, Noreen Austin, Blake sofreu um ataque cardíaco e não resistiu.
Leia mais:
- Como cancelar a compra de um jogo no PS4
- The Last of Us: quem é Ellie no jogo e na série da HBO Max
- Marvel: presidente da Disney promete “muitas novidades” no MCU após reclamações de estagnação
Carreira
Robert Blake (nascido Michael James Gubitosi) começou sua carreira aos cinco anos em “Our Gang”. Durante mais de 60 anos de carreira em Hollywood, o ator estreou em filmes, como “O Tesouro de Sierra Madre”, de 1948, com Humpfrey Bogart, e em “In Cold Blood” (1967), com John Forsythe.
Ele também atuou em vários filmes de faroeste com o nome artístico de “Bobby Blake” nos anos 1940. Seu último longa foi “Lost Highway” (1997), sob a direção de David Lynch.
Já na TV, Blake ganhou notoriedade ao interpretar Tony Baretta, detetive de Nova York, em “Baretta”. O seriado teve quatro temporadas, de 1975 a 1978, na ABC. Sua atuação lhe rendeu, em 1977, um Emmy de Melhor Ator Principal em Série Dramática.
Além de atuar com seu personagem na criação de Stephen J. Cannell, Blake reprisou Baretta no “The Tonight SHow With Johnny Carson”, atuando como convidado recorrente, aparecendo em esquetes de comédia com seu amigo de longa data, Johnny Carson, e outras celebridades.
O ator também ficou conhecido por realizar comerciais da bateria Eveready, quando desafiava alguém a derrubá-la de seu ombro.
Lado controverso e obscuro
Contudo, a vida de Blake foi conturbada. Em 2001, a segunda esposa do ator, Bonny Lee Bakley, foi encontrada morta do lado de fora de um restaurante. Blake foi acusado de matá-la e preso em 2002, além de ter conspirado contra as investigações e mentir.
Contudo, em 2005, em seu julgamento, que durou três meses, o júri o inocentou de todas as acusações. Após o veredito, Blake chorou no ombro de seu advogado.
Seus filhos não acreditaram na inocência de seu pai e abriram novo processo de homicídio culposo, mas o assassinato de Bonny segue, até hoje, para a polícia, sem solução.
Detalhes do caso
A Sra. Bakley tinha 44 anos quando foi morta com dois tiros na cabeça, enquanto estava em um carro logo após ter almoçado com o ator. Blake afirmou que a levou até o veículo, mas que voltou para o restaurante para buscar sua arma, que havia deixado lá. Ele alegou ainda que já a encontrou ferida.
Contudo, durante o julgamento, ficou claro que o casamento dos dois não estava nada bem. A esposa de Bakley tinha ao menos uma dúzia de pseudônimos e dez ex-maridos.
A defesa alegou que ela prendeu Robert em um casamento sem amor ao engravidar de seu filho. Assim, o motivo de Blake, que se referia à esposa como “porca”, foi estabelecido. Mas o júri não acreditou em seu depoimento, devido ao seu histórico de abuso de drogas.
O juiz ordenou que Blake recebesse de volta seu passaporte e US$ 1,5 milhão de fiança.
Em seus últimos anos, Blake escreveu suas memórias, “The Life of a Rascal” (“A Vida de um Patife”, em tradução livre), e viveu tranquilamente na área de Los Angeles, curtindo jazz, tocando violão, lendo poesia e assistindo a filmes clássicos de Hollywood.
Um memorial privado será realizado para homenagear sua vida. Em vez de flores, a família pediu que sejam feitas doações para a instituição City of Hope.
Com informações de Deadline
Imagem destacada: ABC Television