Além de comprar livros, você pode usar o Apple Livros para estudar. Isso porque também dá para guardar seus PDFs e anotações no aplicativo. E organizar todo seu material em “playlists” temáticas.

Leia mais:

publicidade

A seguir, o Olhar Digital te dá dicas para deixar seus estudos mais eficientes, organizados e até prazerosos por meio do Apple Livros. Porém, é importante ressaltar: o aplicativo só está disponível para iPhone, iPad e Mac.

Importe seus PDFs

Tela do Apple Livros num Mac
Para importar PDFs para o Apple Livros num Mac, basta clicar no arquivo e arrastá-lo para o app (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Seja na escola ou na faculdade, eventualmente você vai conhecer almas caridosas que disponibilizam PDFs de livros, artigos e trechos necessários para as aulas. Aí, dá para, literalmente, jogá-los no Apple Livros.

publicidade

No Mac, basta abrir o aplicativo e a pasta onde o PDF está, depois clicar sobre ele e arrastar para o aplicativo. É o que mostra a imagem abaixo do título deste item. Já no iPhone, você precisa compartilhar o arquivo para o Apple Livros a partir do app Arquivos. É assim:

Telas do aplicativo Arquivos num iPhone
Para importar PDFs para o Apple Livros no iPhone, você precisa compartilhar o arquivo a partir do app Arquivos (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

A vantagem de ter seus PDFs lá é que facilita a organização. Para começar, porque todos ficam na categoria “PDFs” da Biblioteca, onde você pode nomeá-los como quiser. Depois, porque eles ficarão disponíveis em todos os seus aparelhos da Apple, caso você tenha mais de um (saiba mais no item “Use (e abuse) da sincronização” desta lista).

publicidade

Por último, porque você pode jogar esses PDFs em “playlists” temáticas, com outros tipos de arquivo – por exemplo, livros e artigos (mais sobre isso no item “Crie ‘playlists’ temáticas”).

Organize suas anotações

Tela do Apple Livros num iPhone
Também dá para subir PDFs de cadernos digitais para o Apple Livros (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Se você usa algum aplicativo de caderno digital (por exemplo, CollaNote, GoodNote 5 e Caderno Roxo), dá para atrelá-lo ao Apple Livros para estudar.

publicidade

Para isso, basta exportar o caderno como PDF (cada app tem um caminho para isso, mas costuma ser simples) e, em seguida, jogá-lo no aplicativo da Apple. Ao terminar o upload, ele vai aparecer na categoria “PDFs” da Biblioteca. Também dá para fazer isso com trabalhos prontos e entregues, como slides, artigos e dissertações.

Assim como na dica anterior, a vantagem de subir suas anotações para o Apple Livros está na organização. Assim, todo seu material fica disponível num lugar só. E na disposição que funcionar melhor para você (categorias na biblioteca, listas por tema etc).

Crie ‘playlists’ temáticas

Tela do Apple Livros num iPhone
Você pode organizar seu material em ‘playlists’ no Apple Livros (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Ao subir seu material, você pode organizá-los em “playlists” para estudar no Apple Livros. Por exemplo, colocar anotações da aula sobre cinema, um livro disponibilizado pelo professor e um artigo que você encontrou no SciELO numa lista cujo tema é “Storytelling”. Ou numa lista com nome e data da aula. Vai da sua necessidade e criatividade.

Para criar esse tipo de lista no Mac, clique em “Nova coleção”, sob “Minhas Coleções”, na barra lateral a esquerda. Veja abaixo:

Barra lateral do app Apple Livros num Mac
O botão “Nova Coleção” do Apple Livros no Mac fica na barra lateral à esquerda (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Já no iPhone, o caminho é: “Biblioteca” > “Coleções” > “Nova Coleção” (conforme mostrado na imagem abaixo do título deste item).

Essas listas, assim como os outros recursos citados, aparecem nos seus aparelhos da Apple automaticamente, caso você tenha mais de um.

Use (e abuse) da sincronização

Apple Livros aberto em iPhone e Mac
Ao trabalhar num ecossistema da Apple, seu material fica sincronizado nos aparelhos automaticamente (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Essa dica vale para quem tem mais de um aparelho da Apple – por exemplo, iPhone e Mac; ou iPhone e iPad. Ao trabalhar num ecossistema da Apple (isto é, com dispositivos da marca), você pode usar a sincronização para a sua vantagem.

No contexto de usar o Apple Livros para estudar, isso quer dizer: começar a ler algo no notebook e continuar no celular; fazer anotações no tablet e elas aparecerem no celular e/ou no notebook; subir algum arquivo a partir do notebook e ele aparecer no celular; e assim por diante.

A vantagem dessa sincronização é que ela acontece automaticamente, após você logar no app com seu ID Apple nos aparelhos. Ou seja, você gasta menos tempo configurando e, consequentemente, pode se dedicar mais aos estudos.

Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!