Com a cerimônia de premiação do Oscar 2023 se aproximando, cibercriminosos estão aproveitando o interesse do público para realizar um novo golpe de phishing. Através de um site falso que diz contar com todos os filmes indicados, os bandidos roubam os dados bancários de usuários.

A informação vem de um relatório da Kaspersky. De acordo com a empresa, a plataforma pede que o internauta pague uma pequena taxa de assinatura. Com isso, eles conseguem roubar os dados bancários da vítima e realizar transações não autorizadas, funcionando como uma assinatura recorrente, que retira valores da conta até esvaziá-la.

publicidade

Leia mais:

Filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” usado para enganar vítimas no site fraudulento (Imagem: Reprodução/ Kaspersky)

O Oscar 2023 é lucrativo para os cibercriminosos, que intensificam suas atividades maliciosas a cada ano. É crucial ser mais cauteloso durante este evento e verificar novamente a autenticidade de qualquer site que ofereça streaming gratuito de filmes. Não caia em sites falsos ou golpes de doação que enganam os usuários para fornecerem suas informações pessoais. Sempre use serviços de streaming confiáveis e verifique novamente a veracidade do site

Orienta Olga Svistunova, expert em Segurança na Kaspersky.

Como funciona o golpe

Ao oferecer a opção de assistir ao filme, os cibercriminosos direcionam o usuário para o site fraudulento, que tem uma verificação para confirmar que ele não é um robô. Ao completar as pesquisas, oferecem diversos prêmios, como recompensas financeiras, vouchers de lojas ou um videogame de última geração.

publicidade

Dicas para não cair nesse tipo de golpe

  • Preste atenção às datas oficiais de lançamento de um filme nos cinemas, nos serviços de streaming, TV e DVD, por exemplo.
  • Verifique a autenticidade dos sites antes de inserir dados pessoais e use apenas páginas oficiais para assistir ou baixar filmes. Verifique novamente os formatos de URL e a ortografia do nome da empresa.
  • Use uma solução de segurança confiável que identifique anexos maliciosos e bloqueie sites de phishing.
  • Não clique em links desconhecidos, principalmente aqueles que prometem uma superpromoção ou desconto. Com um simples clique você pode ser redirecionado para um site de phishing ou até fazer o download de um malware em seu aparelho. Em caso de anúncios ou promoções, prefira consultar o site oficial daquela empresa.

Imagem destaque: LanKS/ Shutterstock.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!