Nuvens estranhas em forma de OVNI invadem o céu no Havaí

Observadores avistaram nuvens parecidas com OVNIs acima dos vulcões Mauna Kea e Mauna Loa
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 15/03/2023 14h59, atualizada em 15/03/2023 16h09
Observadores avistaram nuvens parecidas com OVNIs no Havaí acima dos vulcões Mauna Kea e Mauna Loa
Imagem: R. Krejci, S. Yeh, A. Surendran, A. Rostopchina/WM Keck Observatory/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Fotos tiradas no Havaí na última quarta-feira (8) mostram nuvens diferentes vistas no céu próximas ao cume do vulcão adormecido Mauna Kea. As imagens foram registradas por funcionários do Observatório WM Keck e, para decepção (e alívio) de muitos, não se trata de nada de outro mundo.

O que são essas nuvens?

  • Essas nuvens são chamadas de lentiformes (cientificamente conhecidas como “altocumulus lenticularus”).
  • Com aparência distinta, elas podem ser confundidas com OVNIs devido à sua forma. 
  • Nuvens lentiformes costumam se formar na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera da Terra, paralelas à direção do vento.
Nuvem lentiforme é iluminada em vermelho pelo pôr do sol. Imagem: R. Krejci, S. Yeh, A. Surendran, A. Rostopchina/WM Keck Observatory

Leia mais:

Isso explica o motivo das nuvens aparecerem logo perto dos vulcões Mauna Loa e Mauna Kea, que chegam a superar 3.960 metros de altitude. Os ventos fortes da região são forçados a fluir sobre e ao redor dos picos, criando “ondas” na atmosfera a favor do vento, algo essencial para a sua formação, explica o Space.

“Vimos alguns OVNIs hoje! Ou melhor, seus ‘doppelgangers’. Confira essas fotos impressionantes de nuvens lenticulares em forma de disco voador pairando perto de Maunakea e Mauna Loa”, diz uma postagem do observatório no Twitter. Confira mais imagens abaixo.

Geralmente nuvens lentiformes são criadas justamente a favor de ventos que sopram de uma colina ou montanha e também ao redor de terrenos acidentados. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, elas são relativamente raras no Havaí.

Imagem principal: R. Krejci, S. Yeh, A. Surendran, A. Rostopchina/WM Keck Observatory/Reprodução

Via: Space

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: