O Cartão Cidadão é um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal e utilizado pela população brasileira para sacar saldos em dinheiro, concedidos por diferentes benefícios sociais do governo. Dentre as opções de programas disponíveis, estão o Bolsa Família (Auxílio Brasil), Seguro-Desemprego, Abono Salarial, e muito mais. Confira, a seguir, como consultar o saldo do Cartão Cidadão via internet ou telefone celular.

Leia mais:

Consulta pela internet

Tempo necessário: 5 minutos.

Vale destacar que a consulta só pode ser realizada quando o usuário já tiver um cadastro. Caso contrário, é necessário realizar um registro na plataforma para ter acesso às informações. Dentre as informações disponíveis, o site deve informar sobre o pagamento e os valores restantes no saldo do cartão.

  1. Abra o navegador

    Acesse o navegador do seu computador e digite “portal cidadão caixa login” na barra de busca. Quando a página atualizar, selecione o primeiro link;

  2. Clique no botão correto

    Assim que a página abrir, clique no botão laranja intitulado “Acesse o Portal”;

  3. Inicie o login ou cadastre-se

    A primeira página a aparecer deve pedir o seu CPF. Digite-o no campo indicado e clique no botão “Próximo” para confirmar. Caso seja o seu primeiro acesso, clique no botão azul “Cadastre-se” para realizar o seu registro no site e conseguir acessar as informações;

  4. Solicite o código

    Como forma de garantir a sua segurança, o site da Caixa vai enviar um código para seu e-mail ou celular. Clique na opção que aparecer, e selecione “Receber código”;

  5. Insira o código

    Quando o código chegar ao seu e-mail ou celular por mensagem de texto, copie a sequência de números e insira-os no campo indicado. Confirme as informações clicando no botão “Enviar”;

  6. Digite a senha

    Por fim, digite a sua senha para acessar o portal;

  7. Escolha o programa do governo

    Diversas opções de benefícios sociais devem aparecer na página, basta rolar até o fim para ter acesso. Quando encontrar aquele que procura, basta clicar sobre ele para obter acesso às informações.

Consulta por ligação

Para consultar mais rapidamente os valores disponíveis em seu cartão, é possível realizar uma ligação para algum dos canais que a Caixa Econômica Federal disponibiliza para a população. Os números são:

  • 111
  • 0800 726 0207

Os cidadãos tem acesso 24 horas por dia em todos os sete dias da semana. Após iniciar a ligação, é imprescindível prestar bastante atenção nas opções apresentadas para conseguir consultar o saldo.

publicidade

Consulta por aplicativo no smartphone

Como já demonstrado anteriormente, o site da Caixa fornece informações de valores e datas de pagamento de todos os programas do governo. Contudo, a União ainda não disponibilizou um aplicativo que também unifique todas estas informações. Portanto, caso deseje realizar esta consulta por aplicativo, será necessário baixar o app de cada programa social.

Por exemplo, se deseja verificar os valores no seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é necessário baixar o app FGTS. No caso do Bolsa Família, realize o download do app com o mesmo nome do benefício; e assim, sucessivamente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!