Nave de carga da SpaceX chega à ISS com suprimentos da NASA

Os tripulantes da Estação Espacial Internacional receberam mais de três toneladas de suprimentos da NASA entregues pela SpaceX
Flavia Correia16/03/2023 17h29
dragon-cargo-spacex-iss-crs-27
Imagem: NASA TV
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma cápsula de carga SpaceX Dragon que transportava mais de três toneladas de suprimentos atracou na Estação Espacial Internacional (ISS) às 9h31 da manhã desta quinta-feira (16), pelo horário de Brasília.

A espaçonave foi lançada no topo de um foguete Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, na noite de terça-feira (14), fazendo uma viagem tranquila e sem intercorrências até o laboratório orbital, onde ancorou quase 20 minutos antes do previsto.

Lançamento da missão CRS-27, da SpaceX para a NASA, rumo à Estação Espacial Internacional, na terça-feira (14). Crédito: SpaceX

Chamada de CRS-27, essa é a 27ª missão robótica de carga para a ISS que a SpaceX conduz sob contrato com a NASA. A sigla “CRS” significa “serviço comercial de reabastecimento”, em inglês.

Leia mais:

Entre a carga, estavam hardwares, equipamentos de caminhada espacial, mais de 60 experimentos científicos diferentes e alguns alimentos para os astronautas que atualmente vivem e trabalham no complexo orbital.

“A tripulação solicitou algumas frutas frescas e queijos”, disse Phil Dempsey, gerente de integração de transporte do Programa da Estação Espacial Internacional da NASA, durante uma conferência de imprensa de pré-lançamento do voo CRS-27 na segunda-feira (13). “Então, a bordo estão maçãs, mirtilos, toranjas, laranjas e tomates cereja, bem como alguns queijos diferentes”.

Além do contrato para serviços de carga, a SpaceX também tem outro acordo com a NASA para envio de astronautas para a ISS. Recentemente, a empresa lançou seu sexto voo tripulado para a agência espacial norte-americana. Denominada Crew-6, a missão chegou à estação no início deste mês.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.