O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira, 16 de março, que acompanhou a decisão de países como os Estados Unidos ao banir o aplicativo da rede social de vídeos chinesa TikTok em dispositivos governamentais.

  • O Reino Unido baniu o uso do TikTok em dispositivos do governo britânico
  • A decisão acompanha outros países, que tomaram a mesma decisão contra a rede social chinesa
  • O banimento vale apenas para dispositivos governamentais. Funcionários podem usar o aplicativo em seus dispositivos pessoais
  • Exceções de uso para fins de trabalho serão avaliadas caso a caso
  • O TikTok se manifestou por meio de um porta-voz, mostrando descontentamento com a decisão

O ministro do Gabinete Oliver Dowden disse que, após uma análise dos especialistas em segurança cibernética da Grã-Bretanha, está “claro que pode haver um risco sobre como os dados confidenciais do governo são acessados e usados por certas plataformas”.

publicidade

Leia mais:

Dowden acrescentou que os aplicativos coletam grandes quantidades de dados sobre os usuários, incluindo contatos e localização. Em dispositivos governamentais, esses “dados podem ser confidenciais”, disse ele.

publicidade

A segurança das informações confidenciais do governo deve vir em primeiro lugar, então hoje estamos banindo este aplicativo em dispositivos governamentais. O uso de outros aplicativos de extração de dados será mantido sob revisão.

Ministro Oliver Dowden em comunicado à imprensa

A proibição do TikTok começa com efeito imediato, de acordo com Dowden, que observou que a medida foi “cautelar”. Ele confirmou que a proibição não se estenderia a dispositivos pessoais para funcionários do governo. “Esta é uma medida proporcional com base em um risco específico com dispositivos do governo.”

Exceções para o uso do TikTok em dispositivos governamentais estão sendo implementadas quando necessário para fins de trabalho, mas “só serão concedidas por equipes de segurança caso a caso, com autorização ministerial conforme apropriado e com mitigações de segurança implementadas”, disse o governo.

publicidade

O ministro também disse que os dispositivos do governo só poderão acessar aplicativos de terceiros que estiverem em uma lista pré-aprovada.

O TikTok comentou, por meio de um porta-voz, afirmando que a rede social estava desapontada com a decisão do governo do Reino Unido.

publicidade

Acreditamos que essas proibições foram baseadas em equívocos fundamentais e impulsionadas por uma geopolítica mais ampla, na qual o TikTok e nossos milhões de usuários no Reino Unido não desempenham nenhum papel. Continuamos comprometidos em trabalhar com o governo para resolver quaisquer preocupações, mas devemos ser julgados com base nos fatos e tratados da mesma forma que nossos concorrentes.

Começamos a implementar um plano abrangente para proteger ainda mais nossos dados de usuários europeus, que inclui o armazenamento de dados de usuários do Reino Unido em nossos data centers europeus e o reforço dos controles de acesso a dados, incluindo a supervisão independente de nossa abordagem.

Porta-voz do TikTok em comunicado (via CNBC)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!