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A Honda está fazendo o recall de quase 450 mil carros nos EUA, incluindo SUVs e alguns dos seus modelos mais vendidos no país. Segundo a marca japonesa, o motivo do chamado é grave e se trata de uma possível falha nos cintos de segurança do motorista e do carona, que podem não travar corretamente.
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Segundo um relatório da Honda publicado esta semana pela NHTSA, órgão americano que cuida da segurança de trânsito, 448.613 veículos podem ter sido afetados pelo problema.
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O canal da fivela do cinto de segurança dos assentos da frente foram fabricados “fora das especificações” e pode causar interferência com o botão de liberação do mecanismo, disse a montadora.
O revestimento da superfície do canal da fivela pode se deteriorar com o tempo e o botão de liberação pode encolher contra o canal em baixas temperaturas, aumentando o atrito (…) Se a fivela do cinto de segurança não travar, o ocupante pode não ser devidamente contido, aumentando o risco de ferimentos
Trecho do relatório da Honda enviado à NHTSA
Quais carros da Honda foram afetados?
- Os modelos afetados pelo recall incluem nome populares, como o CR-V, fabricado entre 2017 e 2020, e o Accord modelo 2018 e 2019.
- O Accord Hybrid (2018 e 2019), o Odyssey (2018 a 2020), o Acura RDX (2019 a 2020) e o Insight ano 2019 também entram na lista.
- A Honda recebeu mais de 300 reclamações de garantia relacionadas ao problema desde março de 2019 até janeiro de 2023.
- Felizmente não houve relatos de feridos ou mortes devido ao problema com o cinto de segurança, informa a Honda.
- Por fim, no seu relatório a marca diz que os proprietários afetados devem esperar contato via correio no dia 17 de abril.
- A substituição das peças será realizada em concessionárias autorizadas.
Vale destacar que o novo chamado ocorre cerca de um mês após a montadora realizar outro recall de mais de 114.000 veículos dos modelos Fit e HR-V, dessa vez por um problema na câmera de ré. Segundo a empresa, um erro de inicialização do sistema do carro podia impedir a visualização da imagem da câmera na tela.
Imagem principal: Grisha Bruev/Shutterstock
Com informações do The Washington Post
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