Honda faz recall de quase 450.000 veículos por falha na trava dos cintos de segurança

Os modelos afetados pelo recall incluem nome populares, como o CR-V, fabricado entre 2017 e 2020, e o Accord modelo 2018 e 2019
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 17/03/2023 10h06, atualizada em 17/03/2023 10h44
Honda quer produzir microcarros autônomos
No evento, a montadora também detalhará seu sistema operacional proprietário (Imagem: Grisha Bruev/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Honda está fazendo o recall de quase 450 mil carros nos EUA, incluindo SUVs e alguns dos seus modelos mais vendidos no país. Segundo a marca japonesa, o motivo do chamado é grave e se trata de uma possível falha nos cintos de segurança do motorista e do carona, que podem não travar corretamente.

Segundo um relatório da Honda publicado esta semana pela NHTSA, órgão americano que cuida da segurança de trânsito, 448.613 veículos podem ter sido afetados pelo problema.

Leia mais:

O canal da fivela do cinto de segurança dos assentos da frente foram fabricados “fora das especificações” e pode causar interferência com o botão de liberação do mecanismo, disse a montadora.  

O revestimento da superfície do canal da fivela pode se deteriorar com o tempo e o botão de liberação pode encolher contra o canal em baixas temperaturas, aumentando o atrito (…) Se a fivela do cinto de segurança não travar, o ocupante pode não ser devidamente contido, aumentando o risco de ferimentos

Trecho do relatório da Honda enviado à NHTSA

Quais carros da Honda foram afetados?

  • Os modelos afetados pelo recall incluem nome populares, como o CR-V, fabricado entre 2017 e 2020, e o Accord modelo 2018 e 2019.
  • O Accord Hybrid (2018 e 2019), o Odyssey (2018 a 2020), o Acura RDX (2019 a 2020) e o Insight ano 2019 também entram na lista.
  • A Honda recebeu mais de 300 reclamações de garantia relacionadas ao problema desde março de 2019 até janeiro de 2023.
  • Felizmente não houve relatos de feridos ou mortes devido ao problema com o cinto de segurança, informa a Honda.
  • Por fim, no seu relatório a marca diz que os proprietários afetados devem esperar contato via correio no dia 17 de abril.
  • A substituição das peças será realizada em concessionárias autorizadas.

Vale destacar que o novo chamado ocorre cerca de um mês após a montadora realizar outro recall de mais de 114.000 veículos dos modelos Fit e HR-V, dessa vez por um problema na câmera de ré. Segundo a empresa, um erro de inicialização do sistema do carro podia impedir a visualização da imagem da câmera na tela. 

Imagem principal: Grisha Bruev/Shutterstock

Com informações do The Washington Post

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: