Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, assim como na semana passada, as escolhas foram feitas por estudantes do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids. Confira:

[ Créditos: Thomas Röell ]

Enzo Farina de 11 anos e aluno do 6° ano da Escola Laerte Ramos de Carvalho de São Paulo escolheu essa bela foto que mostra o encontro entre o belo Cometa ZTF e a curiosa Nebulosa da Estrela Flamejante. A também chamada IC 405 tem esse nome porque a estrela em seu centro AE Aurigae, parece estar em chamas quando observada em fotos de longa exposição como essa. Mas na verdade, o processo que ocorre ao redor dela, nada tem a ver com fogo. A energia emitida pela estrela é tão intensa que é capaz de arrancar os elétrons dos gases que formam a nebulosa. Isso torna a nuvem de gases ionizados, o que faz com que ela brilhe intensamente emitindo uma coloração avermelhada. Abaixo e à esquerda, está a Nebulosa Tadpole, que também reflete um a luz da sua estrela central, o que a torna levemente azulada. Ambas as nebulosas ficam a cerca de 1500 anos-luz de distância, na direção da Constelação da Auriga. Já o Cometa ZTF, que visitava essa região do céu em fevereiro, estava bem mais próximo, a uns míseros 3 minutos-luz da Terra.

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2303/FlamingStarComet_Roell_7504.jpg

[ Créditos: Abraham Jones ]

Clara Porto, de 15 anos e aluna do 2° ano do ensino médio no Colégio Projeção em Brasília, escolheu essa imagem de um dos alvos preferidos dos astrofotógrafos, a Grande Nebulosa de Órion. Também conhecida como Messier 42, ou simplesmente M42, essa nebulosa é um verdadeiro berçário estelar formado por uma interessante mistura de nebulosas de emissão avermelhadas, de reflexão, mais azuladas, e nebulosas moleculares escuras. No coração de M42, está um sistema estelar quádruplo conhecido como Trapézio, e são essas quatro estrelas que emitem a energia e a luz que ioniza e ilumina toda a nebulosa que se estende por cerca de 40 anos-luz de uma ponta à outra. A Grande Nebulosa de Órion também está a cerca de 1500 anos-luz de distância e, em locais escuros, pode ser vista como uma mancha esfumaçada ao redor da estrela central da Espada de Órion, próximo ao Cinturão de Órion, asterismo popularmente conhecido como “Três Marias”.

publicidade

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2303/my_hero_rot.jpg

Quem escolheu

[ Alguns dos membros do clube durante uma aula sobre impactos de asteroides com os Professores Marcelo Zurita e Marcelo Adorna – Imagem: Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids ]


Tanto o Enzo quanto a Clara, são membros do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids, que reúne meninos e meninas de todo o Brasil para aprender mais sobre astronomia e outras ciências. A iniciativa de criação do clube foi de Nicole Semião, a Nicolinha, considerada a mais jovem astrônoma do mundo e que recebeu o prêmio internacional de Criança Prodígio 2022 pelo Global Child Prodigy Awards. Atualmente, o Clube da Nicolinha conta com 157 participantes de todo o Brasil e alguns brasileiros em outros países.