A dívida bilionária nos cofres das Lojas Americanas, descoberta através de inconsistências em seu balanço fiscal, acarretou na saída do então presidente da empresa, Sérgio Rial, e também de André Covre, diretor de relações com investidores — ambos responsáveis por notificar o ocorrido.

Leia mais:

publicidade

Nesse momento, a atual gestão da companhia trabalha em mecanismos para reparar judicialmente o caso e se reestabelecer no mercado. Para isso, a Americanas venderá seu jato Phenom 300, modelo EMB-505, fabricada em 2014 pela Embraer.

Aeronave Phenom 300, EMB-505 / Imagem: Embraer
  • Esse modelo de jato começou a ser fabricado pela Embraer em 2009;
  • O atual valor estimado da aeronave é de 9,45 milhões de dólares;
  • Ela comporta dois pilotos e até nove passageiros.

Segundo a Embraer, o Phenom 300 pode voar a 45 mil pés (equivalente a 13.716 metros de altura), graças aos seus dois motores do modelo Pratt & Whitney Canada PW535E1. O avião pode alcançar até 847 quilômetros por hora. A fabricante já vendeu mais de 640 aeronaves dessa linha.

publicidade

Dívida bilionária da Americanas

A dívida atual da Americanas é de R$ 43 bilhões. Esse valor é muito maior do que os cerca de R$ 20 bilhões reportados pela empresa como dívida bruta no balanço do terceiro trimestre de 2022. São mais de 16,3 mil credores no total. As ações da varejista derretaram depois da série de processos sobre o escândalo divulgado em janeiro.

Nesta quarta-feira (20), a Americanas entregou à Justiça do Rio de Janeiro o plano de recuperação judicial. Entre as propostas, a companhia indica que venderá uma série de ativos — como a unidade de negócios Hortifruti Natural da Terra e a participação da Companhia no Grupo Uni.Co.

publicidade

Imagem destacada: Brazil Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!