A Nvidia segue avançando em produtos de inteligência artificial para combater o câncer. A nova ferramenta desenvolvida em parceria com a Medtronic vai introduzir a IA no aparelho de endoscopia GI Genius.

Ele será equipado com o hardware IGX da NVIDIA e com a plataforma médica Holoscan, focada em a detectar os pólipos que podem levar ao câncer colorretal. Durante o exame, os médicos vão receber imagens aprimoradas obtidas através da tecnologia. A ideia é contribuir para um diagnóstico ainda mais preciso.

publicidade

Os primeiros aparelhos do tipo devem ser lançados ainda nesse ano. Além disso, a Medtronic acredita que a plataforma Clara, da NVIDIA, é capaz de desenvolver algoritmos para procedimentos médicos em tempo real.

IA da Nvidia: mais avanços tecnológicos

Além dos equipamentos de endoscopia, a NVIDIA e outras grandes big techs seguem investindo no uso de inteligências artificiais para beneficiar o avanço da tecnologia na saúde. Por exemplo:

publicidade
  • A NVIDIA está aumentando o BioNeMo Cloud, descrito pela empresa como “serviço em nuvem para descoberta de medicamentos com tecnologia fornecida por IA”.
  • O Google também revelou sua tecnologia de IA para terapia de câncer e diagnóstico por ultrassom.
  • A Intel fez uma parceria com a Penn Medicine em inteligência artificial para detectar tumores cerebrais,
  • Já a Microsoft pretende acelerar a detecção do câncer cervical e tirar parte do trabalho de médicos sobrecarregados. 

Os avanços dos estudos de IA no diagnóstico e combate ao câncer pela fabricante de GPUs poderão ser grandes aliados dos médicos e pesquisadores da doença. Tecnologias como essas podem viabilizar diagnósticos e tratamentos precoces, além de aumentar as chances de recuperação. Confira a descrição completa do produto no site oficial da Medtronic.

Com informações de Engadget

publicidade

Imagem destacada: Divulgação/Nvidia

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!