Um bug de software está causando dor de cabeça para alguns donos do ID.4, o carro elétrico da VW que desembarca por aqui no segundo semestre. O erro relatado por um usuário do Reddit na semana passada faz com que a tela do painel de instrumentos digital fique toda preta, impedindo o motorista de enxergar informações importantes.

Entenda o caso

  • Outros proprietários responderam na postagem que também foram afetados pelo problema e a montadora já está ciente.
  • Como em qualquer carro, o painel de instrumentos é um item muito importante. É por lá que o motorista fica de olho para não ultrapassar o limite de velocidade da via, por exemplo. O “blecaute”, portanto, deixa o condutor no escuro.
  • Os relatos apontam que a falha não atinge a tela principal de entretenimento. 
  • Alguns conseguiram contornar o problema temporariamente reiniciando as telas do ID.4, o que é feito segurando o botão liga/desliga no display principal. 
  • Por outro lado, muitos não conseguiram o feito nem redefinindo o sistema do carro para as configurações originais de fábrica.
Imagem postada na rede social mostra um ID.4 com a quadro de instrumentos digital apagado. Imagem: Reprodução/Reddit

A falha pode afetar mais de um modelo do carro, incluindo o original lançado na Europa em 2020 e o 2023. Em todo o caso, a tela ou permanece escura por períodos aleatórios, ou o erro acaba desaparecendo sozinho, dizem os proprietários.

Deixar o carro estacionado por aproximadamente uma hora, às vezes faz com tudo volte ao normal, informa um dos relatos.

publicidade

Leia mais:

O que diz a Volkswagen

Por ora, parece que ainda não há uma solução definitiva para o problema. Um revendedor oficial sugeriu “dar alguns ciclos de chave” para restaurar o funcionamento do painel de instrumentos.

Sem a telinha funcionando atrás do volante, uma solução paliativa para monitorar a velocidade do veículo é recorrer aos aplicativos de navegação. Na tela principal, alguns motoristas estão usando o CarPlay para executar aplicativos como Waze ou Google Maps, que usam dados de GPS para determinar a velocidade exata.

O ID.4 chega no segundo semestre como o primeiro carro elétrico da VW no Brasil. Imagem: Divulgação/Volkswagen

No fim, como ainda são casos isolados, provavelmente não haverá necessidade de recall. Alguns relataram que agendaram uma visita às concessionárias da Volkswagen em busca de mais informações.

A montadora alemã ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Via: Autoevolution

Imagem principal: Divulgação/Volkswagen

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!