Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes da cidade de Pedra Lavrada, na Paraíba. Confira:

[ Créditos: Roberto Marinoni ]

Carlos Eduardo de Lima Souto, de 13 anos e aluno do 8° ano da Escola Maria Elenita Vasconcelos Carvalho, escolheu a foto dessa bela galáxia espiral conhecida como NGC 2841 vista bem de longe. Localizada a cerca de 46 milhões de anos-luz na direção da Constelação de Ursa Maior, NGC 2841 foi um dos objetos descobertos por William Herschel no final do Século XVIII. Provavelmente quando ele observou essa galáxia pela primeira vez, ele não passava de uma manchinha esfumaçada em seu modesto telescópio. Hoje, com nossos modernos equipamentos, mesmo um registro de um astrônomo amador é capaz de revelar todos os detalhes da NGC 2841, com seu núcleo brilhante junto com seu disco galáctico inclinado e regiões externas mais tênues. As trilhas de poeira, com seus jovens aglomerados de estrelas, estão embutidas nos braços espirais irregulares e bem enrolados da galáxia.

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2303/NGC2841_Astrobin.jpg

[ Créditos: Robert Fedez ]

Ana Beatriz Lunguinho do Nascimento, de 14 anos e aluna do 9° ano da Escola Santa Ana Albuquerque, escolheu esse fantástico registro da nossa galáxia, vista de dentro, com o Templo de Kukulcán, no México, em primeiro plano. Este maravilhoso monumento maia, construído há cerca de 1500 anos, possui uma geometria precisamente calculada para projetar a sombra de uma serpente descendo pela lateral da pirâmide, somente no entardecer dos dias que marcam os equinócios. A foto foi registrada na noite do equinócio de março de 2019, com Júpiter e Saturno se destacando, junto à faixa diagonal central da Via Láctea, a galáxia à qual pertence nosso Sol, a Terra, todos os planetas do Sistema Solar e grande parte das estrelas que podemos ver nessa imagem.

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2303/MayanMilkyWay_Fernandez_1600.jpg

Quem escolheu

Tanto a Ana Beatriz quanto o Carlos Eduardo, são estudantes da cidade de Pedra Lavrada, no interior da Paraíba. Eles e vários outros estudantes desta pequena cidade de 7,5 mil habitantes, são contemplados pelo programa de divulgação científica do GEPEA, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e Astronomia Rubens de Azevedo.  Além de incentivar a participação dos estudantes nas Olimpíadas do Conhecimento, o GEPEA leva às escolas do município uma série de atividades incluindo a observação astronômica através de telescópios.