O Google liberou o primeiro beta aberto do Nearby Share para rodar dentro do Windows. O recurso permite facilitar a transferência de arquivos entre um celular ou tablet Android e o PC, mas inicialmente o teste está limitado e não funciona em computadores com processador ARM.

O Nearby Share é a resposta do Google para o Air Drop da Apple. Com ele um usuário consegue compartilhar arquivos, links, informações sobre contatos, vídeos do YouTube, texto, fotos e arquivos de vídeo da galeria para qualquer celular ou tablet Android que esteja pela proximidade.

publicidade

Leia mais:

A ferramenta utiliza Bluetooth e Wi-Fi para a transferência e elimina a necessidade de qualquer conexão com a internet, estabelecendo a ponte entre os dois lados de forma direta. Para usar, basta ter ao menos o Android 6 instalado, ou então o Chrome OS na versão 91 do sistema operacional do gigante das buscas.

publicidade

Nearby Share elimina fios entre PC e Android

Nearby Share entre PC e Android (Imagem: divulgação/Google)
Nearby Share entre PC e Android (Imagem: divulgação/Google)

A novidade é que quem tem Windows 10 rodando no PC também poderá utilizar o Nearby Share, ao menos neste momento inicial de testes abertos para qualquer pessoa. Com isso, não será mais necessário plugar o cabo USB no celular e computador para enviar arquivos.

Existem algumas limitações para este teste aberto do Nearby Share, como a necessidade de ter a versão de 64 bits do Windows 10 ou superior rodando no PC, junto de antenas para Bluetooth e Wi-Fi. Estes dois últimos não devem ser um problema para quem tem um notebook, mas o pessoal do desktop pode ficar na mão.

publicidade

Outra limitação está na arquitetura do processador, pois o Google ainda não criou uma versão do programa responsável pelo Nearby Share para quem utiliza um PC com chip ARM. Atualmente ele só funciona no Windows instalado em um Intel ou AMD, ambos em x86.

A transmissão de arquivos pode acontecer nas duas vias, isso significa que é possível tanto enviar um documento, foto, link ou outro conteúdo compatível do celular Android para o Windows, como no caminho contrário.

publicidade

Para testar o Nearby Share no PC com Windows, clique aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!