Baleia cinzenta gigante tem causa de morte revelada

Morte de baleia cinzenta encontrada na costa do estado de Washington pode ter sido em decorrência de acidente com embarcação
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 07/04/2023 16h08
Baleia cinzenta encontrada morta (Credito: Coletivo de Pesquisa Cascadia)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No dia 1° de abril uma baleia cinzenta foi encontrada morta no estado de Washington, na costa oeste do Estado Unidos, na época, não se sabia o que causou o óbito do animal. Agora, uma análise de cientistas revelaram que ela provavelmente foi morta por colidir com alguma embarcação.

O animal era um macho de cerca de 12,5 metros de comprimento e estava nas águas rasas da Ilha Fox, na enseada Puget Sound. Após ser movida para um local remoto, a baleia passou por uma necropsia realizada por cientistas da Cascadia Research e do Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Washington.

O exame revelou que o macho adulto foi morto por trauma contundente, provavelmente devido a uma colisão com uma embarcação, embora sua má condição nutricional provavelmente tenha contribuído para que ele estivesse em Puget Sound e potencialmente também o tornasse mais vulnerável à colisão com uma embarcação

John Calambokidis, biólogo pesquisador em resposta a Newsweek 
A baleia cinzenta passou por uma necropsia que revelou a causa de sua morte (Crédito: Coletivo de Pesquisa Cascadia)

A baleia já havia sido visitada próxima à costa no dia 27 de março em más condições, e morreu em algum momento até ser descoberta.

Leia mais:

Acidentes com baleias cinzentas

As baleias cinzentas podem chegar a medir até quase 15 metros de comprimento e pesar mais de 40 toneladas. Geralmente são encontradas nas águas costeiras do Pacificio Norte e realizam uma das migrações anuais mais longas entre os mamíferos, em média 16 mil quilômetros, podendo chegar até 22 mil.   

Segundo a  Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), esse animais estão mais sujeitos a acidentes com embarcações, junto com as baleias azuis, as baleias comuns e as baleias jubarte, porque durante a migração buscam alimentos em áreas costeiras e de intenso tráfego marítimo.

Além disso, as baleias cinzentas são ainda mais suscetíveis a colisões por serem animais muito curiosos em relação aos barcos.

De acordo com Calambokidis, em um ano típico ocorrem cerca de apenas 6 encalhes das baleias cinzentas, mas desde 2019 a morte desses animais aumentaram em toda faixa leste do Pacifico Norte, em 2019 a NOAA registrou 122 encalhes no Alasca, Washington, Oregon e Califórnia.

Em 2022, 15 dos encalhes foram apenas na costa de Washington e os exames indicavam que elas estavam em péssimas condições nutricionais. O aumento dessas ocorrências levou a declaração de um Evento de Mortalidade Incomum.

Embora a razão completa por trás do evento de mortalidade incomum não seja compreendida, parece estar relacionado a um aumento na população de baleias cinzentas antes do evento e a uma diminuição da disponibilidade de presas, criando deficiências nutricionais em uma parte da população.

John Calambokidis

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.