Vários usuários do Twitter estão relatando bug no qual os tuítes da Roda do Twitter (Circle, em inglês) – que deveriam atingir grupo selecionado somente – estão surgindo na linha do tempo “Para você”.

Isso significa que as postagens supostamente privadas podem violar a contenção para atingir público não-intencional, o que pode desencadear rapidamente algumas situações desconfortáveis.

publicidade

Leia mais:

O bug ocorre quando o tuíte de alguém que aparece na minha linha do tempo “Para você”, mas o botão de retuíte foi desativado, apesar da conta da pessoa ser pública. Ao clicar no tuíte, ele desaparece. Para usuários que postam reclamações sobre seu trabalho, fofocas ou até mesmo nudes, esse bug pode ter sérias repercussões.

publicidade

O TechCrunch conversou com vários usuários que também experimentaram essa falha. Muitos relataram a falha em seus tuítes. Na maioria das vezes, parece que os tuítes da Roda estão sendo exibidos na linha do tempo “Para você” para usuários que o seguem, mas não estão em sua Roda. Outros relataram que seus tuítes da Roda estão alcançando ainda mais do que aqueles que os seguem.

“O Twitter parece falhar completamente em filtrar o conteúdo privado antes de passá-lo aos usuários”, disse Theo Browne, criador e ex-engenheiro do Twitch, ao TechCrunch.

publicidade

O Twitter revelou recentemente o código-fonte por trás de seu algoritmo de recomendação, que usa vários modelos para originar, classificar e filtrar tweets. Browne levantou a hipótese de que o modelo de sourcing está revelando conteúdo privado, mas esses tuítes não estão sendo adequadamente filtrados.

“Nosso lançamento inicial do chamado algoritmo vai ser bastante embaraçoso e as pessoas vão encontrar muitos erros, mas vamos corrigi-los muito rapidamente”, disse o proprietário do Twitter, Elon Musk, no Twitter Espaços.

publicidade

Bugs recorrentes

A Roda do Twitter está cheia de bugs há meses, mas até agora não havia evidências substanciais de que as postagens privadas da Roda violassem regularmente sua regra básica.

Há dois meses, os tuítes da Roda geralmente aparecem sem o banner verde que indica que eles são compartilhados apenas com esse público seleto. Ainda assim, esses tuítes só apareciam para as pessoas na Roda e você poderia descobrir serem tuítes da Roda, já que não seria possível retuitar. Embora esse bug fosse preocupante em si, essa falha que expõe tweets privados é ainda mais perigosa.

Após demitir tantos engenheiros, o código do Twitter não foi totalmente hermético. É possível, por exemplo, ver tweets de pessoas que o bloquearam, representando outra séria preocupação com a privacidade.

Com informações de TechCrunch

Imagem destacada: Sergei Elagin/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!