A Alexa é um sistema de inteligência artificial disponível nas caixinhas inteligentes da varejista Amazon. O software da IA, que possui a função de servir como uma ‘assistente virtual’, pode auxiliar o usuário em diferentes tarefas no cotidiano, no controle de objetos eletrônicos da casa e até se tornar o DJ de uma festa. A seguir, descubra quais as vantagens de ter uma Alexa que, em promoção, pode custar a partir de R$ 229,00.

Leia mais:

publicidade

Controlar dispositivos smart

Alexa controla fechaduras digitais
Aplicativo Alexa pode controlar fechaduras digitais quando sincronizadas (Reprodução: Sebastian Scholz (Nuki)/Unsplash)

Talvez a melhor função das caixinhas inteligentes com integração da Alexa é a possibilidade de controlar outros dispositivos inteligentes. Isso é possível ao sincronizar via Wi-Fi os eletrônicos smart com o software da Alexa: o usuário pode controlá-los tanto pelo aplicativo no celular quanto por comando de voz.

No caso da última opção, o usuário sequer precisaria se levantar da cama, pois com uma única ordem à Alexa seria possível alterar a temperatura do ar-condicionado, preparar um café quente, ligar a máquina de lavar, acender as luzes, acionar o dispenser com a ração do pet, e muito mais.

publicidade

Ouvir as principais notícias do dia

Para quem tem pressa e não pode se dar ao luxo de abrir um jornal ou acessar os sites dos veículos de comunicação, eis outra facilidade que o comando de voz da Alexa pode proporcionar: saber as principais notícias sobre assuntos gerais ou específicos, por hora ou dia, em alcance nacional ou internacional. Se você é uma pessoa matinal que gosta de acordar bem informada, poderia pedir as últimas notícias sobre saúde e política no Brasil, por exemplo.

Definir lembretes para datas importantes

Amazon Echo Dot 2, alto-falante inteligente que tem a assistente virtual Alexa integrada
Reprodução: Zapp2Photo Shutterstock

Atualmente, a memória das pessoas está se tornando cada vez mais curta em virtude do enxame de informações a que está exposta todos os dias. Por isso, nem sempre lembramos de anotar uma data especial, aniversários, ou compromissos importantes. Mas com a Alexa, basta informar o dia, hora, e o motivo do evento para ela registrar automaticamente. Além disso, é importante configurar um lembrete: por exemplo, se você tem um compromisso na sexta, a Alexa te lembra dias antes e horas antes do dia do compromisso.

publicidade

Organizar as músicas de uma festa

Já pensou em gritar para as caixas de som qual música você deseja e ela tocar aquilo que foi solicitado? Pois bem, se você conectar a Alexa a dispositivos inteligentes de som (como paredões ou caixas mais robustas), é possível pedir à IA a música que você deseja ouvir e ela irá acioná-la nas caixas maiores imediatamente. Isso é possível porque a Alexa utiliza o banco de dados de streamings de música, como o Amazon Prime Music.

Descobrir melhores rotas

rotas
Reprodução: dk_photos/sp.depositphotos

Para quem costuma dirigir e prefere evitar trânsito excessivo, vale à pena perguntar à Alexa como está o tráfico nas rodovias que você vai trefegar. Isso é uma vantagem porque a assistente virtual vai informá-lo sobre engarrafamentos, pistas total ou parcialmente interditadas, trechos que estão em obra, acidentes e muito mais. Isso pode facilitar na escolha de um tráfego mais estável para dirigir ou pegar ônibus.

publicidade

Semana de ofertas Alexa

Agora que você já sabe das vantagens da assistente de voz, caso esteja interessado em adquirir um Echo Dot ou outro produto da família, a Amazon periodicamente traz semanas de ofertas. Os descontos são variáveis para seus aparelhos da linha Echo e outros dispositivos inteligentes compatíveis com a Alexa. Você pode checar as opções e os valores aqui!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!