Os dispositivos iOS têm o serviço de busca, o Find My – antes chamado de Find My iPhone, incorporado em suas configurações de sistema, mas a capacidade de rastrear um iPhone mesmo quando ele está desligado estreou com o iOS 15, em setembro de 2021.

Esse serviço, no Brasil chamado de Buscar, é conectado e gerenciado a partir do ID Apple de cada aparelho e, por meio da transmissão de informações para o iCloud, ajuda os usuários a encontrarem dispositivos perdidos ou roubados, mesmo desligados ou fora de área. 

publicidade

Leia também:

Como o Buscar da Apple localiza celulares offline?  

O Buscar, assim como o aplicativo anterior Find My iPhone, lista os dispositivos nos quais uma conta no iCould está conectada. Todos os dispositivos com a mesma conta também são exibidos em um mapa, de acordo com a localização atual de cada um. 

publicidade
Pessoa segurando iPhone com app Buscar aberto e rastreando objetos com AirTag
Na rede do Buscar, aparelhos ‘escutam’ constantemente o sinal dos demais, emitido via Bluetooth (Imagem: Divulgação)

A atualização do iOS 15 trouxe uma grande melhoria ao Buscar, tornando possível a localização de um iPhone perdido mesmo quando o dispositivo está sem bateria ou foi desligado. Entretanto, este recurso está disponível apenas nos iPhones das séries 11, 12 ou 13 do iPhone.

O recurso funciona automaticamente – desde que você tenha a rede Buscar ativada em seu iPhone. Isso significa que, independente de o dispositivo estar ligado, a localização de seu iPhone permanecerá visível no Buscar em seus outros dispositivos e no iCloud. 

publicidade

A Apple explica que o Buscar usa a conectividade Bluetooth o tempo todo para enviar a geolocalização do dispositivo para o iDevice próximo, que retransmite a localização para a nuvem, permitindo que usuários acessem a localização exata do dispositivo remotamente. Mas, como essa interação é criptografada de ponta a ponta, essa conectividade Bluetooth não pode ser usada por terceiros, nem mesmo a Apple recebe essas informações.

Como usar o Buscar?

Em seu iPhone, abra as configurações e toque em seu nome na parte superior da tela. Em seguida, toque em Buscar, e então em Buscar iPhone. Certifique-se de que o botão ao lado de Buscar iPhone esteja ligado e, enquanto estiver lá, certifique-se de que a Rede do app Buscar e Enviar Última Localização também estejam ligados.

publicidade
buscar iphone

A função Enviar Última Localização é bastante auto explicativa, ela envia automaticamente a última localização do iPhone quando a carga da bateria está prestes a acabar, como um esforço para ajudar os usuários a recuperar o dispositivo se ele desligar. 

No aplicativo Buscar há uma opção para marcar um dispositivo como perdido, que bloqueia o dispositivo perdido, desativa o Apple Pay, oferece que informações de contato sejam colocadas diretamente na tela de bloqueio e, como último recurso, oferece uma ferramenta para apagar todos os seus dados.

Ao perceber que perdeu seu celular, a primeira coisa que você deve fazer é visitar o iCloud em um computador e abrir o aplicativo Find My em outro dispositivo Apple, fazendo o login com sua ID Apple. Depois disso, o mapa será atualizado, mostrando a localização atual do seu telefone. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!