Chrome lança atualização para corrigir falha grave de segurança

Vulnerabilidade CVE-2023-2033 explorava sites para disseminar código de execução para tomar conta do dispositivo
Por William Schendes, editado por Pedro Spadoni 17/04/2023 10h43
Pessoa segurando cadeado fechado em frente logomarca do Google Chrome
(Imagem: Ink Drop/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou a correção de uma vulnerabilidade do seu navegador Google Chrome. A falha de segurança, identificada como CVE-2023-2033, explora páginas da web para executar código de execução. Dessa forma, malfeitores poderiam roubar dispositivo dos usuários.

Para se proteger da ameaça, usuários do Google Chrome devem atualizar navegador para a versão 112.0.5615.121. Orientação vale para sistemas operacionais Mac, Linux e Windows.

Leia mais:

Quem encontrou e relatou a vulnerabilidade foi Clément Lécigne, do Grupo de Análise de Ameaças do Google (TAG, na sigla em inglês). Ameaça se trata de uma “confusão de tipos (Javascript) V8”, explicou a empresa, num comunicado.

Apesar de ser considerado uma falha de grave segurança, o Google disse que não divulgará mais informações sobre o bug até que a maioria dos usuários tenham atualizado seus navegadores.

Também manteremos as restrições se o bug existir em uma biblioteca de terceiros da qual outros projetos também dependam, mas ainda não foram corrigidos.

Google, em comunicado.

Normalmente, o navegador atualiza automaticamente. Mas você pode atualizá-lo “na mão”. Para isso, acesse configurações, vá na aba “Sobre o Google Chrome” e clique em “Atualizar o Google Chrome”. Para finalizar o processo, reinicie o navegador.

Malware espalha atualização falsa do Google Chrome

Google Chrome - Shutterstock
Hackers andam disseminando malware com atualização falsa do Google Chrome em sites (Imagem: Shutterstock)

Um aviso falso de atualização do Google Chrome revelou que hackers andam disseminando um malware para visitantes de sites comprometidos. Essas páginas exibem erros dizendo que o navegador não está atualizado, conforme divulgado pelo analista de segurança da NTT Rintaro Koike. Ele começou a observar as ameaças em novembro de 2022.

Hackers comprometem sites ao inserirem um código JavaScript malicioso que executa comandos quando alguém acessa o endereço. Esses comandos maliciosos exibem uma tela de erro falsa do Google Chrome, que acusa a necessidade de uma atualização automática para continuar navegando no site.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.