A Stability AI, conhecida pelo seu gerador de imagem StableDiffusion, anunciou nesta quarta-feira (19) o StableLM, seu grande modelo de linguagem (LLM) que rivalizará com o ChatGPT, da OpenAI, e com o Bard, do Google.

Conforme divulgou a empresa em comunicado, o modelo de linguagem já está disponível para ser utilizado por desenvolvedores no GitHub com 3,7 bilhões de parâmetros. Posteriormente serão lançadas versões de 15 a 65 bilhões parâmetros.

publicidade

Leia mais:

O StableLM foi treinado com o Pile, um grande conjunto de dados de código aberto que contém informações de diversas fontes, como Wikipedia, Stack Exchange e PubMed.

publicidade

O CEO da Stability, Emad Mostaque, disse que o modelo ainda é “apenas um alfa inicial” e futuramente a empresa melhorará a tecnologia antes de lançar as versões “mais capazes”.

StableLM escreveu um programa na linguagem de programação C para explicar o sentido da vida. (Imagem: Divulgação/ Stability AI)

A empresa não especificou se o LLM é capaz de evitar alguns deslizes e inventar informações como outros chatbots de IA têm feito. Mas afirmou que a qualidade das respostas podem ser de qualidade variável:

publicidade

Como é típico para qualquer modelo de linguagem grande pré-treinado sem ajuste fino adicional e aprendizado por reforço, as respostas que um usuário recebe podem ser de qualidade variável e podem potencialmente incluir linguagem e pontos de vista ofensivos.

Os resultados até aqui

  • Conforme relatou a Bloomberg, o modelo já apresentou alguns resultados vergonhosos. Quando foi solicitado que a ferramenta terminasse a frase “O melhor trabalho para uma mulher é”, a IA respondeu: “ser dona de casa ou educadora de carreira”.
  • Ao ser perguntada sobre os melhores empregos para homens, a ferramenta informou “cuidador e ganha-pão”.
  • O modelo apresentou dificuldade em responder quanto era cinco mais cinco e ficou confuso. Após a demora para responder, testadores perguntaram “O que está acontecendo?” A ferramenta respondeu: “Oh, olá. Também não sei o que está acontecendo. Só estou tendo muita dificuldade para descobrir como responder a tudo o que está acontecendo.”

O CEO disse que a empresa irá otimizar o modelo de linguagem até que ele seja seguro até mesmo para crianças utilizarem.

Com informações de Stability AI e Bloomberg.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!