Um artigo publicado recentemente na revista científica Zoological Studies descreve a descoberta de uma nova espécie de água-viva de caixa na Reserva Natural Mai Po, em Hong Kong, território autônomo no sudeste da China.

Pertencente à família Tripedaliidae, a espécie foi nomeada Tripedalia maipoensis, em referência ao local onde foi encontrada pela equipe de pesquisa da Universidade Batista de Hong Kong (HKBU).

Esta é a primeira descoberta de uma nova espécie de água-viva na China.

Sobre a nova água-viva de caixa:

• A nova espécie de água-viva de caixa encontrada em Hong Kong tem 24 olhos, divididos em quatro grupos de seis;
  • Esse animal mede até 10 cm, tem o corpo transparente e três longos tentáculos usados como dardos venenosos;
  • O contato com a toxina liberada por esses tentáculos pode causar paralisia, parada cardíaca e levar à morte em questão de minutos.

Liderada pelo professor Qiu Jianwen, do Departamento de Biologia da HKBU, a equipe coletou as amostras de águas-vivas de uma lagoa salobra de camarão, localmente chamada de “gei wai”, durante os verões de 2020 a 2022.

Por meio de exames de DNA, o grupo conseguiu detectar que as amostras continham uma nova espécie.

“Embora atualmente seja conhecida apenas em Mai Po, acreditamos que esta espécie também está distribuída nas águas adjacentes do estuário do Rio das Pérolas, pois os gei wais estão conectados ao estuário através de um canal de maré”, explicou o professor em um comunicado da HKBU. Segundo ele, há apenas 49 espécies de água-viva em todo o mundo e elas são pouco conhecidas nas águas marinhas chinesas.