Brasileiros passam, em média, 16 horas acordados. Dessas, gastamos, aproximadamente, nove olhando para tela de computador e/ou celular. Dá cerca de 57%. É o que revelou levantamento da Electronics Hub.

Empresa também montou ranking dos países com maior tempo de tela. E a média de nove horas colocou o Brasil em segundo – atrás apenas da África do Sul.

publicidade

Leia mais:

Tempo de tela: redes sociais e streaming

Três rapazes usando smartphone em banco de praça
Redes sociais e serviços de streaming são os que mais “comem” tempo de tela (Imagem: Mladen Antonov/AFP)

Ainda segundo o levantamento, uso de smartphone cresceu 45% no Brasil entre 2019 e 2021. E dois tipos de produtos “comem” grande parte desse aumento de horas no tempo de tela: redes sociais e serviços de streaming (por exemplo, Netflix, Globoplay e YouTube).

publicidade

Para você ter uma ideia, daquela média de nove horas, brasileiros dedicam quatro para rolar feeds do Instagram, TikTok e Facebook, de acordo com a pesquisa.

Já em relação ao streaming, levantamento apontou que 64% das pessoas que têm celular também são assinantes de, pelo menos, um dos serviços disponíveis no Brasil.

publicidade

Na categoria games online, país ficou em sétimo lugar do ranking montado pela Electronics Hub. Segundo o levantamento, brasileiros gastam, em média, uma hora por dia conectados a esse tipo de jogo. Brasil ficou atrás de países como EUA e México.

Enquanto isso…

Pessoas andando em feira no Japão
Japão ficou em último no ranking, com média de tempo de tela abaixo de quatro horas (Imagem: M. Taga/Picture-Alliance/Jiji Press Photo)

Pesquisa levantou um dado curioso: Japão – apesar de ser altamente tecnológico – é o país onde pessoas passam menos tempo expostos a tela. Por lá, a média de uso de celular e/ou computador ficou em três horas e 45 minutos.

publicidade

Para montar esse levantamento, a Electronics Hub analisou a pesquisa “Digital 2023: Global Overview Report”, da DataReportal. Pesquisa levou em consideração tempo de tela para pessoas de 16 a 64 anos em 45 países.

Com informações da Electronics Hub

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!