O WhatsApp se tornou um dos meios digitais mais utilizados para comunicação no Brasil e, com isso, surgiu mais de uma alternativa para acessá-lo, como é o caso da versão para Web. Ambas as formas de acesso são bastante similares e as indicações de uso vai depender da rotina de casa usuário. A seguir, confira qual modalidade do WhatsApp vale mais à pena: a Web ou o aplicativo de celular.

Leia mais:

Comparativo entre o WhatsApp Web e o app no celular

Como encontrar empresas no WhatsApp
Imagem: PEERAWICH PHAISITSAWAN / Shutterstock

O WhatsApp Web surgiu como uma espécie de “extensão” do app mensageiro do celular, o que facilita o acesso aos chats de conversa caso o usuário já esteja no computador e não queira pegar o telefone para responder as mensagens. O recurso se tornou ainda mais útil quando novas funcionalidades foram adquiridas, como a possibilidade de criar uma conta profissional. Desde então, empresas podiam criar perfis dentro da plataforma e prestar serviços de atendimento ao cliente, vender produtos, marcar consultas e vários outros procedimentos.

Por isso, do ponto de vista profissional, o WhatsApp Web é bastante indicado para quem trabalha no computador e precisa acessar vários arquivos, pastas, ou aplicativos enquanto conversa com clientes. No caso de quem recebe pedidos online, por exemplo, a empresa consegue conversar com os clientes pelo WhatsApp Web e ainda organizar as informações do pedido em aplicativos de vendas ou notas fiscais no PC.

publicidade

Já o aplicativo WhatsApp, disponível para dispositivos móveis, mas muito mais popular nos smartphones, é mais indicado para quem deseja fazer o uso pessoal do app. Isso porque se torna mais fácil sair de uma mídia digital para outra apenas minimizando a tela dos aplicativos, e também porque a versão do app para celular detém uma série de recursos que não estão presentes na versão Web.

Por exemplo, o WhatsApp Web não permite postar mídias (vídeo, texto, e foto) no seu status, não tira print apenas da tela do aplicativo (sem capturar demais informações do PC), não adiciona números novos à lista de contatos, e demora relativamente mais para carregar figurinhas e status dos outros contatos. Além disso, ao contrário da versão Web, o aplicativo de celular ainda permite que você acesse mensagens e mídias antigas mesmo sem internet, contanto que tudo tenha sido baixado anteriormente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!