O fundador da Microsoft, Bill Gates, disse que inteligências artificiais como o ChatGPT poderão ser usadas no ensino de leitura, escrita e matemática para crianças. E isso nem deve demorar! Segundo o empresário, o uso da tecnologia para a alfabetização será possível nos próximos 18 meses. A fala do executivo veio durante o evento ASU+GSV, em San Francisco.

A IA terá essa capacidade, de ser um tutor tão bom quanto qualquer ser humano jamais poderia.

Bill Gates, em conversa com Jessie Woolley-Wilson, CEO da DreamBox Learning.

Leia mais:

publicidade

De acordo com o Bill Gates, os chatbots atuais já têm “uma fluência incrível para ler e escrever”, o que ajudará de alunos a melhorar sua leitura e escrita de uma forma que nenhuma outra tecnologia conseguiu antes.

A declaração não significa, porém, que as IAs roubarão o papel dos professores. Futuramente, ele acredita que a tecnologia também ajudará profissionais da educação a dar dicas de como escrever: 

publicidade

Nos próximos 18 meses, as IAs servirão como auxiliares de professores e darão feedback sobre a escrita. E então vão ampliar o que somos capazes de fazer em matemática.

Temos ferramentas muito boas hoje que, se fossem totalmente adotadas, realmente fariam mais progressos nas pontuações de matemática do que fizemos nos últimos 20 anos.

Uma das iniciativas mencionadas pelo bilionário é a da Khan Academy, que desenvolveu o Khanmigo, um professor virtual alimentado pelo modelo de linguagem GTP-4 da OpenAI. O projeto é usado para facilitar no ensino de matemática, ciências, humanidades e redação.

Bill Gates é entusiasta das IAs

  • O fundador da Microsoft tem se mostrado extremamente otimista em relação às IAs.
  • Em uma postagem no seu blog, “Gates Notes”, ele disse que o desenvolvimento de inteligências artificiais é tão revolucionários quanto a criação dos sistemas operacionais usados por computadores.
  • No final de março, o Future of Life Institute publicou uma carta pedindo a pausa de seis meses no desenvolvimento dos grandes modelos de linguagem. O documento foi assinado por milhares de pessoas, incluindo figuras influentes para a tecnologia como Elon Musk. 
  • Sobre as reivindicações do grupo, Gates afirmou que pausar o desenvolvimento das IAs não revolverá os desafios da tecnologia. 

Com informações de 01Net e CNBC.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!