A Meta, empresa-mãe do Facebook e Instagram, apresentou resultados melhores do que o esperado no primeiro trimestre de 2023, mesmo com queda acentuada no lucro líquido em relação ao mesmo período do ano anterior.

No geral, a empresa registrou receita de US$28,65 bilhões, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, e lucro líquido de US$5,7 bilhões (ou US$2,20 por ação), uma queda de 24%. De acordo com a Refinitiv, analistas esperavam que a Meta registrasse uma receita de US$27,65 bilhões e US$2,03 por ação, em média.

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Ao anunciar os resultados do primeiro trimestre, a empresa informou que o Facebook teve uma média de 2,04 bilhões de usuários ativos diários em março, um aumento em relação aos 2,0 bilhões do trimestre anterior. Em todos os seus aplicativos, a Meta registrou 3,02 bilhões de usuários ativos diários em média para março de 2023, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

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O trimestre foi positivo e nossa comunidade continua crescendo. Nosso trabalho de IA está trazendo bons resultados para nossos aplicativos e negócios. Também estamos nos tornando mais eficientes para construir melhores produtos com mais rapidez e nos posicionar melhor para alcançar nossa visão de longo prazo.

Mark Zuckerberg, presidente, CEO e co-fundador da Meta, em comunicado

A empresa iniciou um “ano de eficiência”, como Zuckerberg denominou suas iniciativas de redução de custos. Em novembro, a Meta anunciou demissões, eliminando 11 mil empregos, e no mês passado disse que cortaria outros 10 mil.

Em 31 de março, a empresa informou ter concluído substancialmente as demissões de funcionários em 2022 e que “continuava avaliando iniciativas de consolidação de instalações e reestruturação de data centers”. A Meta incorreu em despesas adicionais de reestruturação antes de impostos de US$ 621 milhões no primeiro trimestre.

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Os custos e despesas totais da Meta no primeiro trimestre foram de US$21,42 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Isso incluiu uma cobrança relacionada à reestruturação de US$ 1,14 bilhão no primeiro trimestre.

Em 2022, as ações da Meta caíram 64%, perdendo cerca de US$ 620 bilhões em valor de mercado, mas se recuperaram fortemente este ano, com alta de 68% até o fechamento do mercado na quarta-feira.

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Confira os números apresentados pela Meta

  • Receita de US$ 28,6 bilhões, aumento de 3% em relação ao ano anterior, superando as expectativas de $27,7 bilhões, de acordo com analistas;
  • Ações da empresa subiram mais de 9% nas negociações fora do horário comercial;
  • Lucro líquido de US$ 5,7 bilhões para o primeiro trimestre, queda de cerca de 24% em relação ao período do ano anterior, mas aumento em relação ao trimestre anterior de US$ 4,7 bilhões;
  • Crescimento contínuo da base de usuários ativos diários do Facebook, atingindo 2,04 bilhões de usuários, em comparação com 2 bilhões há três meses;
  • Unidade Reality Labs da Meta, responsável por construir o hardware e software do metaverso, deve registrar receita de US$ 660 milhões para o trimestre, queda de 5% em relação ao ano anterior, com prejuízo operacional de US$ 3,9 bilhões;
  • A oferta principal da Meta para o metaverso, Horizon Worlds, ficou aquém das expectativas de desempenho interno em outubro, atingindo pouco mais de 200 mil usuários ativos mensais, em comparação com a meta de 500 mil usuários ativos mensais até o final de 2022.

Com informações de Variety e The Wall Street Journal.

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