Atualmente, é possível desempenhar diferentes funções com o smartphone, como ouvir e compartilhar músicas e vídeos, acessar à internet, conversar com pessoas do outro lado do mundo e tirar fotos. Contudo, quem viveu nos anos 2000 sabe que essas funções pertenciam a diferentes eletrônicos, de maneira que se fazia necessário adquirir muitos produtos para usufruir de tanta tecnologia. Por isso, resolvemos elaborar uma lista com seis eletrônicos que estavam na moda nos anos 2000 para você relembrar o quanto já evoluímos até aqui.

Leia mais:

publicidade

1. PlayStation 2

PS2
Reprodução: robtek/Shutterstock

O PlayStation 2 foi lançado nos anos 2000 e desde então estabeleceu um padrão altíssimo de tecnologia, se comparado com os outros consoles da época. Isso porque, além do design atraente, os jogos traziam uma qualidade superior ao que os jogadores estavam acostumados até então e detinha games que entraram para a história de muitos usuários, como os clássicos Crash Bandicoot, Resident Evil 4, Mortal Kombat, e Final Fantasy X.

Outro destaque ficava por conta do controle (que apresentava design inteiramente novo), capacidade de ler jogos do PS1 e DVDs, acessar à internet, e disponibilidade de vários acessórios para auxiliar nos jogos (como volantes, pistolas, e tapetes de dança).

publicidade

2. Nokia 3310

nokia 3310 celular
Reprodução: Haelen Haagen/Shutterstock

Um dos maiores legados da fabricante Nokia era a capacidade de produzir celulares com alta resistência contra quedas. Dentre os modelos mais notáveis, o 3310 estampou a cara da empresa nos anos 2000 e ganhou o apelido de “Nokia tijolão” por nunca quebrar. Além disso, o modelo por si só fazia parte de uma nova gama de celulares pequenos, os quais concentravam muito mais funções e detinham um tamanho super reduzido se comparado com os primeiros celulares na história. Entre as funções mais conhecidas do Nokia 3310, estavam o famoso “jogo da cobrinha”, alerta vibratório, teclas de atalho e de discagem rápida, e muito mais.

3. Walkman

walkman sony
Divulgação: Sony

Antes dos anos 2000, a Sony desenvolveu um toca-fitas tão famoso que as pessoas “pararam” de utilizar este termo e adotaram o nome do produto da fabricante, que se chamava Walkman. O dispositivo oferece uma tampa lateral, onde o usuário deveria inserir uma fita para, então, poder tocá-la. Desta forma, se você desejava ouvir álbuns de diversos artistas, precisava carregar várias fitas consigo. O item ficou na moda nos anos 2000 e muitas pessoas detinham um modelo para ouvir suas músicas favoritas.

publicidade

4. Sony Cyber-Shot

sony cyber shot camera
Divulgação: Sony

A câmera Cyber-Shot da Sony disponibiliza tecnologia digital para capturar fotos e, por muitos anos, foi o principal tipo de câmera para registrar os melhores momentos da vida dos usuários. Isso porque ela detinha um preço relativamente acessível, se comparado com outros produtos do gênero, oferece carcaça com várias cores, uma lente com potência atrativa e com rotação de 180 graus, flash embutido e zoom óptico.

5. Motorola Razr

motorola rarz v3 celular
Reprodução: esijmjg

O Motorola Razr é, com certeza, um dos telefones flips mais famosos de todos os tempos. O apetrecho trazia a possibilidade de gravar áudios, consumir e compartilhar arquivos multimídia, tirar fotos e ainda tinha a tecnologia Bluetooth. As carcaças coloridas também chamavam bastante atenção do público, e o periférico era o principal tipo de telefone utilizado por personagens de filmes e séries de TV.

publicidade

6. iPod

mão segurando um ipod de primeira geração
Imagem: marleyPug/Shutterstock

No início dos anos 2000, não havia muita concorrência no mercado tecnológico voltado para a música. Por isso, Steve Jobs, dono da Apple, resolveu inovar e desenvolveu um aparelho que iria mudar a história da portabilidade de músicas: o iPod. Este dispositivo detinha armazenamento interno de 5G que prometia hospedar até mil músicas, áudio de qualidade, uma bateria durável e facilitava o transporte de centenas de músicas.

Com o passar do tempo, o aparelho ganhou uma versão compatível com os sistemas Windows e ainda deu palco para diversos famosos divulgarem o eletrônico (como Mick Jagger e Madonna); em seguida, o dispositivo se tornou uma verdadeira febre. O maior destaque do iPod era, com certeza, a praticidade de levar consigo muita música sem precisar de CDs ou fitas; totalmente ao contrário de dispositivos anteriores a ele, como o Walkman da Sony.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!