Você pode nunca nem ter notado. Mas, na barra de pesquisa do Chrome, há um cadeado. Reparou agora? Bom, vai durar pouco. O Google anunciou nesta terça-feira (2) a substituição do ícone de cadeado ao lado dos endereços de sites na atualização Chrome 117, que será lançada em setembro deste ano. No lugar, será usado um ícone de “melodia”.

E o que é o tal cadeado?

  • O atual ícone é usado para representar sites de conexões HTTPS desde os anos 90.
  • A mudança considerou uma pesquisa realizada em 2021 pelo Google, que mostrou que a maioria dos usuários não entende o que significa o ícone;
  • Mesmo contendo o ícone de cadeado, muitos sites não são totalmente seguros;
  • O novo ícone não implicará que os sites serão necessariamente “confiáveis”.

De acordo com o Google, quando o ícone começou a ser usado, as páginas HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) ainda eram incomuns. O cadeado indicava ao usuário que a conexão de rede “era um canal seguro entre o navegador e o site, e que a conexão de rede não pode ser adulterada ou espionada por terceiros”.

publicidade

Leia mais:

Mas, hoje, a realidade é diferente: cerca de 95% das páginas usam HTTPS. Desta forma, até mesmo sites maliciosos usam essa conexão. “Sabemos que o ícone de cadeado não indica a confiabilidade do site”, diz o Google.

publicidade

Uma pesquisa realizada pelo Google em 2021 mostrou que apenas 11% dos participantes entenderam que o significado do cadeado. O levantamento também revelou que muitos não sabiam que, ao clicar no ícone, eram apresentadas informações e controles de segurança importantes.

Com a mudança de logo, a empresa espera que os usuários não acreditem que ele significa que determinado site é totalmente confiável.

publicidade

O novo símbolo é uma variante de ícone de música usado para indicar controles e configurações.

Acreditamos que o novo ícone ajuda a tornar os controles de permissão e as informações de segurança adicionais mais acessíveis, evitando os mal-entendidos que afetam o ícone de cadeado.

Google em comunicado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!